Geral

  • 13/03/2018

    Inscrições abertas para nova turma de Promotoras Legais Populares

    Iniciativa tem como objetivo de dar formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres.

    O projeto Promotoras Legais Populares, articulado por estudantes, militantes e sindicalistas, com o objetivo de dar formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres, para o fortalecimento das lutas nos diversos espaços de atuação, está com inscrições abertas, até 03 de abril. O curso inicia em 23 de abril, todas as segundas-feiras, das 19h às 21h, no Prédio Histórico da UFPR. Confira mais informações abaixo:


    É com muita alegria que anunciamos a abertura das inscrições para a SÉTIMA TURMA do curso Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região Metropolitana. O curso começa no dia 23 DE ABRIL DE 2018, segunda-feira, com 60 vagas voltadas para todas as mulheres do meio popular, trabalhadoras, organizadas em movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais.

    ?QUANDO E ONDE?
    ?
    Todas as segundas, a partir do dia 23 de abril de 2018, no Prédio Histórico da UFPR.
    Horário: 19h - 21h
    Local: Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade.
    (cronograma completo abaixo)

    ?QUEM PODE PARTICIPAR?
    ?
    O curso é organizado apenas por mulheres e para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade.
    Não há qualquer tipo de custo.

    ?INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
    ?
    *É preciso se inscrever no curso e ser selecionada para poder participar. Dispomos de apenas 60 vagas e, por conta dessa limitação, a seleção se dará com base nos dados fornecidos na ficha de inscrição.

    *Ressaltamos a todas as interessadas a importância do comprometimento com o projeto. Se você é selecionada e deixa de comparecer, está vaga poderia ser destinada a outra mulher que pode ter muita vontade e disponibilidade para participar!

    *Entraremos em contato diretamente com as selecionadas por e-mail e/ou telefone a partir do dia 5 de abril com mais informações sobre os encontros.

    AUXÍLIO TRANSPORTE
    Para as mulheres que precisarem, oferecemos o custeio do transporte de ida e volta para Curitiba e Região Metropolitana (valor de dois passes de ônibus - ida e volta - por encontro).

    CIRANDA PARA CRIANÇAS
    Contamos também com um espaço de ciranda, onde fazemos atividades para crianças, caso alguma mulher precise trazer consigo seus/as filhos/as, netos/as ou qualquer criança que fique sob seu cuidado, para que possa participar do curso e construir o projeto com a gente!

    ?COMO SE INSCREVER?
    ?
    Por meio do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/CCViw39eu87z1pL02
    As inscrições vão até dia 3 de abril e entraremos em contato com as mulheres selecionadas até a partir do dia 5 de abril.

    ?DATAS IMPORTANTES
    ?
    Encerramento das inscrições: 3 de abril de 2018
    Mulheres que foram selecionadas serão avisadas a partir do dia 5 de abril.
    Início do curso: 23 de abril de 2018
    Férias: não haverá curso nos dias 16/07, 23/07 e 30/07
    Fim do curso: 29 de outubro de 2018

    ?SOBRE O PROJETO
    ?
    O projeto teve início em Curitiba a partir da articulação de estudantes, militantes, sindicalistas, e tem como objetivo central a formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres, para o fortalecimento das lutas nos diversos espaços de atuação. Surgiu da necessidade de enfrentar as situações de violência, exploração, discriminação e desigualdade sofridas pelas mulheres.

    As Promotoras Legais Populares já existem em outros países da América Latina e em diversos estados e cidades do Brasil e, em Curitiba, o curso é realizado pela sétima vez. A proposta deste projeto são os cursos. Seu objetivo é contribuir para a igualdade de direitos e o exercício da cidadania das mulheres, possibilitando maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de sua efetivação, as lutas feministas, as leis que garantem direitos a mulher, como a "Lei Maria da Penha". Cada encontro do curso contará com facilitadoras de movimentos feministas e populares, profissionais da área do direito, da saúde, da comunicação, assistentes sociais etc.

    A proposta busca oferecer às mulheres condições para superar as situações de discriminação e desigualdade vividas no cotidiano, formando-as para reconhecerem a ocorrência de violações e se empoderarem para enfrentar esses problemas. É um projeto que trabalha com os ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Dessa forma, tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão! As Promotoras Legais Populares são aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do direito na vida do dia a dia das mulheres.

    ?CRONOGRAMA DO CURSO
    ?

    MULHERES, HISTÓRIA E IDEOLOGIA
    23/04 - Acolhida por um projeto feminista e popular
    07/05 - Educação popular feminista
    14/05 - Construção dos papeis sociais da mulher e do homem
    21/05 - O sistema capitalista e a divisão sexual do trabalho
    28/05 - Movimentos feministas na América Latina
    04/06 - Mulher, mídia e representação cultural

    PARA ENTENDER A SOCIEDADE
    11/06 - Mito da democracia racial
    18/06 - A mulher negra
    25/06 - Laicidade do Estado e religião
    02/07 - Diversidade sexual
    09/07 - Mulheres com deficiência

    Não haverá encontros nos dias 16/07, 23/07 e 30/07

    06/08 - Direito à cidade: a mulher e o espaço urbano
    13/08 - Mulheres no campo e agroecologia

    PARA ENTENDER O DIREITO
    20/08 - Direitos das mulheres trabalhadoras
    27/08 - Direito das famílias
    03/09 - Mulher, criminalização e resistência
    10/09 - A cultura da violência contra as mulheres
    17/09 - Violência contra a mulher: o que fazer?

    PARA EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES
    24/09 - Sexualidade e reapropriação do corpo pela mulher
    01/10 - Saúde da mulher
    08/10 - Direitos reprodutivos e autonomia sobre o próprio corpo
    15/10 - Direito de envelhecer mulher
    22/10 - Políticas para mulheres e mulheres na política
    29/10 - Encontro de encerramento

    MULHERES QUE OUSAM LUTAR CONSTROEM O PODER POPULAR

    Para dúvidas e mais informações: entrar em contato com plpscuritiba@gmail.com ou por telefone com Bela (41 99708-7087), Daiane (45 9968 3621) ou Victória (41 99151 0266).

    Promotoras Legais Populares de Curitiba e região