Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

04/03 | #8M das Mulheres Protagonistas inicia com Baque Mulher e Acarajé da Fuá

Objetivo da programação é fomentar as diversas atividades culturais, sociais e políticas protagonizadas por mulheres.

A primeira atividade do #8MdasMulheresProtagonistas acontece no sábado, 04 de março, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, aberta a todas as pessoas.

Às 11h00, o grupo de Maracatu Baque Mulher Curitiba (@baquemulhercwb) fará uma apresentação dos fundamentos imateriais e dos instrumentos desta manifestação cultural e religiosa pernambucana, bem como da importância das mulheres no Maracatu (Yalorixás).

A partir das 12h30, Aline Castro (@fuaacessorios) irá servir o aclamado Acarajé da Fuá, por R$ 25 a unidade e R$ 20 para associadas e associados ao Sindicato (mediante apresentação da carteirinha digital).

♀ Baque Mulher e Acarajé da Fuá
Data: sábado, 04 de março
Horário: das 11h00 às 16h00
Local: Espaço Cultural e Esportivo (Rua Piquiri, 380 – Rebouças)

👑 Dia de Rainha

Durante todo o evento, também serão recolhidas as doações para o Dia de Rainha, que em 2023 será realizado em 27 de março. Neste dia, mulheres voluntariamente disponibilizam seu tempo e sua atenção integral para cuidar de outras mulheres que estão em situação de rua e outras vulnerabilidades, oferecendo cuidados básicos.

> Saiba mais sobre o Dia de Rainha aqui! 

As doações devem ser de produtos para montagem de kits de higiene, como toalha; desodorante; absorvente íntimo; calcinha nova; shampoo; condicionador; creme dental; escova de dentes; lenço umedecido; álcool em gel; sabonete; e bolsa.

🥁 Baque Mulher

O Baque Mulher é um movimento de fortalecimento de mulheres através do Maracatu, que foi fundado em 2008 pela Mestra Joana Cavalcante, a primeira e única mulher à frente de uma Nação de Maracatu de Baque Virado: a Nação do Maracatu Encanto do Pina, situada na Favela do Bode, no bairro do Pina, em Recife (PE).

Já o Baque Mulher Curitiba nasceu em 2016 e, desde 2018, atua forma ativa e política, articulando espaços diversos, como rodas de conversas, acolhimento para mulheres e cine debates, entre outros. O grupo também teve uma atuação significativa na comunidade do Parolin, entre 2019 e 2022, junto à missão de manter viva a cultura do Maracatu.

🦐 Acarajé da Fuá

O acarajé é um bolinho de feijão fradinho, frito em azeite de dendê, servido com acompanhamentos de vatapá, caruru, salada de tomate, camarão seco e pimenta. Também chamado de “bola de fogo”, tem origem africana (Golfo do Benim, na África Ocidental) e representa a religião, tradição, cultura e gastronomia afro.

No Brasil, o acarajé começou a ser comercializado na época da escravidão, como fonte de renda para manutenção dos terreiros e um meio de libertação, por meio compra de pessoas escravizadas. Ainda hoje é vendido por mulheres negras, praticamente com o mesmo propósito: a alforria financeira. O ofício das Baianas de Acarajé é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Programação completa

Para celebrar o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, em 2023, o Sindicato irá promover uma programação multicultural durante todo o mês. O objetivo é fomentar as diversas atividades culturais, sociais e políticas protagonizadas por mulheres. Os eventos serão realizados no Espaço Cultural e Esportivo da entidade (Rua Piquiri, 380 – Rebouças) e têm como público-alvo todas as pessoas.

> Confira todas as atividades que já estão confirmadas!

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato nos seus contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]