Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato convoca bancários do BRDE para assembleia

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região convoca todos os bancários e bancárias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) de sua base para assembleia online específica, que se realizará das 08h00 às 18h00 do dia 22 de dezembro, na plataforma Vota Bem. Em pauta, a avaliação e aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do BRDE, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Participe!

📌 Assembleia online | Banco BRDE
Data e horário: das 08h00 às 18h00 do dia 22 de dezembro (quinta-feira)
Local:
 plataforma Vota Bem
Link de votação: http://bancariosdecuritiba.votabem.com.br/
Confira o edital na íntegra.

Confira como foram as negociações

A negociação sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre o Sindicato e o BRDE terminou na última sexta-feira, 16 de dezembro. O acordo vence em 31 de dezembro e o novo ACT, se aprovado pelos trabalhadores, terá vigência de dois anos e renovará todos os direitos dos funcionários com algumas adequações.

Entre as mudanças, houve, por exemplo, a exclusão da cláusula do teletrabalho, que era transitória e já teve o tema regulado por acordo aditivo, com vigência até 01 de novembro de 2023. Na cláusula do banco de horas, foi excluído o parágrafo 1º, que previa autorização da chefia imediata para o funcionário fazer uso do banco de horas.

Já a cláusula dos delegados sindicais teve a redação simplificada e foi excluída a data fixa do mandato, que era de 01 de abril a 31 de março. Isso se deu porque cada sindicato tem seu próprio calendário de atividades de formação dos delegados sindicais e a exclusão da data fixa facilita a inserção dos delegados do BRDE nas atividades conjuntas com os delegados dos demais bancos. A duração do mandato segue sendo de 1 ano.

Banco não avançou na questão do plano de saúde

A possibilidade dos funcionários do RP-2 levarem para a aposentadoria o direito ao plano de saúde, hoje inexistente, é demanda antiga dos funcionários do BRDE mas, mais uma vez, o banco se negou em avançar no tema. A diretora do Sindicato de Porto Alegre Caroline Heidner explica que durante as negociações em 2020, ainda no auge da pandemia, o tema foi pautado em mesa mas não avançou. “Com todas as questões em aberto sobre teletrabalho, foi priorizada esta negociação, mas deixamos claro ao banco que em 2022 retomaríamos o tema em mesa e esperávamos comprometimento com a pauta mas, infelizmente, a diretoria mais uma vez foi insensível à demanda dos funcionários”, complementa a diretora garantindo que o sindicato continuará pautando esta demanda.

É hora de mobilizar para avançar

“Está claro que o banco não quer ouvir os funcionários sobre o plano de saúde, o que é inaceitável. Constitui um desrespeito aos RP-2 e agora é hora de abrirmos essa negociação na pressão”, diz Caroline. “Vamos nos organizar e estabelecer, nesse encontro, uma pauta estruturada e um calendário de luta para ser operado desde o início do mandato do próximo presidente do banco”. Caroline ainda destaca que a situação na qual o BRDE mantém os funcionários do RP-2 é discrepante não só em relação aos RP-1, mas também aos funcionários dos demais bancos públicos. “Pra quem gosta tanto de falar de benchmarking, é um fiasco nem sequer abrir a negociação para um direito praticado em outros bancos públicos.”

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]