Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bancários de todo o Brasil aprovam proposta para CCT

Sindicatos de Bancários de todo o Brasil realizaram assembleias nestas quarta e quinta-feira, 31 de agosto e 01 de setembro, para avaliação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Com 78,37% dos votos, a categoria aprovou a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Na base do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, 3.500 trabalhadores de bancos públicos e 1.890 trabalhadores de bancos privados participaram da assembleia. A proposta foi aprovada com 65,87% dos votantes. Com a aprovação, a próxima fase é a assinatura da nova CCT, prevista para esta sexta-feira (02).

Leia mais:
Funcionários do BB aprovam proposta de novo acordo coletivo
Empregados da Caixa aprovaram proposta de renovação do ACT

O acordo foi fechado após dois meses e meio de duras negociações, nas quais o Comando Nacional dos Bancários precisou garantir junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta para 2022 e 2023. Para 2022, a categoria terá reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano. Para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA e VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT também traz avanços com uma cláusula sobre teletrabalho e sobre assédio sexual e assédio moral.

📌 Confira mais informações sobre a proposta aprovada

“A categoria entendeu que a proposta apresentada para avaliação é a melhor que conseguimos construir na atual conjuntura, de ataques à classe trabalhadora por parte do Governo. Os bancários entenderam que a manutenção dos nossos direitos, de ganho real no VA e VR e de melhoria na PLR representam avanços importantes, assim como a garantia de ganho real em 2023”, avalia o presidente do Sindicato, Antônio Fermino. “Parabenizamos a categoria pela compreensão e pela mobilização durante todo o processo negocial, além da participação exemplar na assembleia. A luta e a organização continuam!”, concluiu.

“Precisamos analisar o resultado da campanha levando em conta a conjuntura de ataques aos direitos dos trabalhadores, com as empresas seguindo uma orientação do governo para que fossem retiradas cláusulas de direitos e não houvesse reajustes acima da inflação, mesmo com a carestia que vemos nos preços”, analisou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira. “Mesmo assim, conseguimos manter os direitos de nossa CCT, aumentamos o vale alimentação e a PLR, e obtivemos um reajuste nos salários bem próximo ao índice de inflação para este ano, garantindo aumento real para todas as cláusulas econômicas em 2023. Os Sindicatos estão de parabéns, assim como toda a categoria, que participou massivamente das assembleias”, completou.

📢 Especial Campanha Nacional dos Bancários 2022

🌎 FASE 3 | Tudo o que já publicamos sobre as mobilizações

🌎 FASE 2 | Tudo o que já publicamos sobre as negociações 

🌎 FASE 1 | Tudo o que já publicamos sobre a organização

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]