Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bancários estão mobilizados contra privatização da Copel

Após o anúncio de privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), feito pelo Governo do Estado do Paraná, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região informa que está acompanhando o andamento da questão e mobilizado para impedir a venda de parte significativa da estatal. Nesta segunda-feira, 21 de outubro, o governador Ratinho Júnior (PSD), reeleito no primeiro turno, informou, em comunicado enviado aos acionistas, que irá transformar a Copel em companhia de capital disperso (sem acionista controlador) e que vai diminuir a participação acionária do governo do estado de 31% para, no mínimo, 15%.

📌 Leia mais: Confira o artigo de opinião do dirigente do Senge-PR sobre a quem interessa a privatização da Copel 

Trata-se da maior tentativa de privatização da Copel desde o governo Jaime Lerner, há duas décadas. No início dos anos 2000, após a venda do Banestado, Lerner chegou a fazer um processo para a privatização total da Copel, alegando que a companhia não tinha mais como se manter competitiva. A venda foi aprovada na Assembleia Legislativa depois de muitos protestos, mas o leilão para a privatização da Copel acabou fracassando. Nos últimos anos, o maior passo rumo à privatização da Companhia foi a venda, também no governo Ratinho Júnior, da Copel Telecom, subsidiária responsável por serviços de Internet e fibra ótica.

Mobilização

Já nesta terça-feira (22), trabalhadores e trabalhadoras da Copel, sindicatos e representantes de outras entidades ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para acompanhar as discussões sobre a privatização (que chegou à casa em regime de urgência), além de manifestar posição contrária. O Sindicato esteve presente: “Assim como já fizemos nos anos 2000, vamos, mais uma vez, ocupar a Alep, as ruas, as redes sociais e todos os espaços necessários para defender o patrimônio dos paranaenses, os servidores públicos e a Copel. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a luta pelo fortalecimento das empresas públicas e a classe trabalhadora”, afirma o presidente da entidade, Antônio Fermino.

Confira como foi a sessão plenária:

As mobilizações continuam: nesta quarta-feira (23), sindicatos e representantes dos trabalhadores irão ocupar novamente as galerias da Alep, a partir das 14h00. Um tuitaço também foi realizado durante a manhã e novas convocações deverão ser feitas ao longo do dia.

Abaixo-assinado

Além das manifestações presenciais, está em andamento a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado online contra a privatização da Copel e da alienação parcial ou total dos ativos de geração, transmissão e distribuição de energia. A petição é dirigida ao atual governador e à Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de apresentar uma proposta legislativa sobre o direcionamento empresarial e gestão da empresa. Até a manhã desta quarta-feira (23), mais de 28 mil pessoas já haviam assinado o documento.

✍🏾 Assine o abaixo-assinado online contra a privatização da Copel!

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]