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BB: Sindicato faz bate-papo com a equipe da Cassi de Curitiba

Encontro, que promoveu troca de experiências e ações, visa ampliar a rede apoio no atendimento à categoria.

A Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região recebeu, na última quarta-feira, 07 de junho, a equipe da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi) de Curitiba. O objetivo do encontro foi discutir sobre os cuidados em saúde mental dos bancários e as condições de acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Diante dos inúmeros desafios que estamos enfrentando no pós-pandemia, convidamos a equipe da Cassi para um bate-papo com café no Sindicato”, explica a secretária de Saúde, Patrícia Carbornal.

“Nosso intuito é melhorar o atendimento dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil, que, em muitos casos, se encontram em um contexto gravíssimo de adoecimento mental”, acrescenta a assistente social do Sindicato, Juliana Moraes. “Ao longo da nossa conversa, foi possível trocar experiências e refletir sobre ações e estratégias que podemos tomar e que irão contribuir para o enfrentamento dos riscos à saúde mental, além de tornar o atendimento dos bancários mais ágil e eficaz”, avalia.

Desta forma, o encontro cumpriu seu objetivo de promover o estreitamento das relações de trabalho e da colaboração mútua entre a equipe da Cassi e a Secretaria de Saúde do Sindicato.

Contexto

No último ano pós-pandemia, a Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato teve um aumento considerável de atendimentos referentes à saúde mental dos bancários. “Vivemos em um cenário que reflete todos os efeitos prejudiciais da pandemia e se caracteriza pelo adoecimento gerado pelo estresse e a pressão no trabalho bancário”, descreve Patrícia. O alto nível de adoecimento relacionado ao trabalho da categoria é demonstrado nas estatísticas: nos últimos 5 anos, o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, na sua grande maioria por doenças mentais.

“Além do elevado número de adoecimentos, ainda temos enfrentado problemas atuais em relação ao atendimento e ao acesso aos serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social”, acrescenta a dirigente.

“Por fim, em Curitiba e região, temos grandes centros administrativos do BB, em que trabalham milhares de bancários, como os centros localizados nos Shoppings Estação e Palladium e a Central de Relacionamentos”, acrescenta Patrícia. Por isso, o número de atendimentos de bancários do Banco do Brasil pela Secretaria de Saúde é muito grande.

Diante de todos esses fatores, o Sindicato entende que precisa buscar, cada vez mais, ampliar sua rede de apoio ao atendimento à categoria. “Pois, somente assim, poderemos, além de garantir os direitos dos trabalhadores, ajudar efetivamente na recuperação dos adoecidos e na sua reinserção no ambiente de trabalho e na sociedade, com dignidade e condições preventivas de um novo adoecimento”, conclui a secretária de Saúde.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

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