Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cipa Bradesco: Sindicato viabiliza opção de votação para todos

Eleição será realizada nesta terça-feira, 12 de julho, no Centro Administrativo Bradesco Xaxim.

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região recebeu reclamação de alguns trabalhadores do Centro Administrativo Bradesco Xaxim sobre a dificuldade de participar da votação nas eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) devido às escalas de home office. O Sindicato informa que fez contato com o setor de RH do banco, solicitando providências no sentido de viabilizar a participação de todos os funcionários, como prevê a Norma Regulamentadora.

📍 Saiba mais: Acesse aqui a NR 5 para conferir as atribuições dos cipeiros.

Diante do pedido, o Bradesco estabeleceu duas possibilidades para solucionar o problema: 1) quem está em home office poderá trocar seu dia de trabalho presencial no banco, para que coincida com o dia da votação (12/07/2022); ou 2) no dia da votação, o trabalhador pode bater o ponto normalmente em sua residência, deslocar-se até o Xaxim para participar da votação e retornar para seu trabalho em home office. Lembrando que, nesta segunda situação, não é necessário pedir ou receber autorização de chefia imediata, pois o banco tem o interesse de que seja alcançado o quórum necessário para a eleição o mais breve possível.

“Com essa situação, ficou evidente que o Bradesco precisa ter mais flexibilidade e viabilizar soluções com mais rapidez, evitando assim descontentamento de seus funcionários”, avalia a dirigente sindical e bancária do Bradesco Gisele Falat, que recebeu a maioria das reclamações sobre a votação.

A eleição da Cipa foi convocada pelo banco obedecendo os critérios da NR-5, que estabelece o treinamento dos cipeiros eleitos, que deverão atuar com um mapa de risco, reuniões mensais, mandato de um ano, estabilidade e possibilidade de reeleição, entre outras regras. Mais uma vez, o Sindicato se coloca à disposição dos cipeiros eleitos para prestar qualquer auxílio que seja necessário.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]