Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confira como foi o Encontro Estadual dos Trabalhadores do Bradesco

O Encontro Estadual dos Trabalhadores do Bradesco foi realizado na noite do dia 17 de abril, das 19h00 às 21h00, por videoconferência. O evento integra o calendário de Encontros Estaduais de Trabalhadores dos Bancos Privados, promovidos pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) durante toda a semana. O Encontro Estadual de Trabalhadores do Santander já ocorreu no último dia 16 e dos Trabalhadores do Itaú está marcado para o dia 19 de abril.

Valdecir Cenali, secretário de Administração do Sindicato dos Bancários de Londrina e região e representante do Paraná na Comissão de Organização dos Empregados (COE/Bradesco) conduziu os debates do encontro que reuniu representantes dos trabalhadores do Bradesco de todo o estado. “Faremos aqui a discussão das várias demandas dos bancários do Paraná, que serão levadas como reivindicações para o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, que acontece no dia 06 de junho, em São Paulo”, iniciou.

Na sequência, a secretária Geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, Cristiane Zacarias, convocou os bancários à mobilização: “Estamos aqui para apontar quais saídas nós queremos. Nosso papel, enquanto representantes, é estar sempre em movimento, refletindo sobre como resolver os problemas que nos são impostos pelo banco. Eu acredito que a gente pode apresentar as saídas para nossa categoria, mas só conseguimos isso fazendo o exercício de participar. E, mais do que isso, chamando todas e todos para participar juntos com a gente!”, convocou. Cristiane também lembrou da importância do ano de 2024 e dos bancários e mobilizarem nos Comitês Populares de Luta.

Wilson de Souza, coordenador do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e região, reforçou que a saída para a categoria bancária é política e alertou sobre as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pela classe trabalhadora e pelos bancários. “Neste ano, nossos  colegas não estão preocupados apenas com reajuste salarial. Eles querem saber se, até o próximo período, terão emprego, se sua agência não será fechada. O momento não é fácil, estão todos apavorados com as mudanças, a reestruturação, as novas tecnologias”, sentenciou.

Já o presidente da Fetec-CUT-PR, Deonísio Schmidt, destacou o momento difícil por que passam os trabalhadores do Bradesco: “Por causa de uma decisão equivocada da direção do banco, tivemos um impacto negativo no lucro e, consequentemente, nas nossas remunerações. E eu insisto em afirmar que o sistema remuneratório praticado pelo Bradesco e pelos demais bancos, principalmente com o PDE, divide a categoria e coloca um bancário em disputa com o outro. Mas o movimento sindical sempre defendeu o contrário, uma produção e uma construção que seja coletiva!”. Deonísio também falou sobre a importância das eleições municipais que acontecerão em outubro. “Se a gente não eleger representantes comprometidos com a luta de classes e com a igualdade entre homens e mulheres, nós não vamos avançar. Se hoje os bancos terceirizam, é por que existe uma lei que permite a terceirização. Por isso, é fundamental termos consciência política e votarmos em quem nos defende”, concluiu. 

Durante o Encontro Estadual, os participantes debateram questões específicas relativas a remuneração, condições de trabalho, segurança bancária, saúde dos trabalhadores, com foco nas metas abusivas e no assédio moral, e Bradesco Saúde. Outro ponto de destaque foi a discussão sobre os impactos da reestruturação promovida pelo banco, com fechamento de inúmeras agências e demissões. Todas as propostas apresentadas serão encaminhadas à etapa nacional.

Delegação Nacional

Para finalizar o Encontro Estadual, Valdecir Cenali informou o total de dez vagas disponíveis para os representantes do Paraná no Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, que irá acontecer no dia 06 de junho, em São Paulo. As regionais Curitiba, Pactu e Vida Bancária ficaram de debater e definir quem serão os nomes a ocuparem as vagas.

#SindicatoForteGaranteDireitos

📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias 

🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se

📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso YoutubeInstagramFacebook e X/Twitter

🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp

✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]