Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confira como foi o lançamento do livro coletivo das mulheres

Em comemoração ao Mês da Mulher, no último sábado, 09 de março, o Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região foi palco do lançamento do livro coletivo “Mulheres são tudo isso e muito mais”. Dirigentes sindicais, bancárias, trabalhadoras e diversas outras pessoas se reuniram para confraternizar, realizar uma noite de autógrafos e dialogar sobre vivências na perspectiva de gênero.

A publicação reúne textos com reflexões e situações relacionadas à identidade de gênero das mulheres, suas histórias de vida e experiências, entre outras. Participaram de sua construção e escrita diversas mulheres, incluindo as dirigentes sindicais Cristiane Zacarias e Katlin Salles e as bancárias aposentadas Ana Maria Lucca Sandri, Durce Rodrigues de Figueiredo, Marisa Stedile e Sônia Boz, além da assistente social do Sindicato, Juliana Moraes.

Além das escritoras, marcaram presença no evento de lançamento a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) e a vereadora de Curitiba Giorgia Prates (PT).

📚 Quer um livro?

Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com a dirigente sindical Cristiane Zacarias pelo WhatsApp (41) 99809-7245. O valor da publicação é R$ 50.

📚 Texto de Apresentação

Histórias singelas escritas e feitas de amor, esperança, muitas vezes revolta e indignação. Narrativas costuradas a muitas mãos: Marias, da Penha, Quitéria, Felipa, Anas, Carolinas, Abigais, Margaridas, Albinas, Bernardetes, Marielles, Leilas, Léias ou Carries. Princesas, plebeias, faveladas e abonadas, todas merecedoras da mesma atenção e respeito. Histórias registradas pelas filhas da resistência, mães da militância, mulheres referências, feitas de coragem e mais amor.

Um livro é pouco para tanto registro, para homenagear nossas ancestrais, para despertar ousadias. Todavia nos permite denunciar abusos, declarar honrarias, não silenciar diante da violência, da mercantilização de corpos femininos precificados e expostos qual fruta na quitanda ou pão na padaria para o consumo rápido.

Um livro possibilita tecer a renda fina das relações humanas com o olhar da menina que se imaginou princesa, mas se descobriu mulher. Agitou bandeiras, perseguiu propósitos, defendeu causas, conquistou espaços, se sentiu explorada e por vezes abusada. Da mulher que arejou os armários cheios do machismo estrutural brasileiro, da mulher que despejou o entulho autoritário e descortinou um país pleno de possibilidades, mas ameaçado pela violência e pelos feminicídios crescentes. Violência pelas mãos daqueles que querem as mulheres submissas, anuladas, subordinadas ao poder masculino, que as querem sem vontades, sem desejos, sem inspiração ou aspirações. Um abismo histórico a separar os direitos constitucionais da condenável realidade da mulher em seus espaços.

Que possamos ser mães, sim! Mas que isso não anule a condição essencial de mulher agente da desconstrução da visão androcêntrica. Que possamos ser mães, filhas, avós e amigas, mas com direito a efetivar as igualdades consagradas em lei. Que nossos sonhos não sejam negligenciados pela ausência de políticas públicas, que nossas vozes não sejam silenciadas, que sejamos estimuladas a construir nossas histórias com dignidade, onde as Carolinas de Jesus possam declamar seus versos na sala de visitas e o quintal seja o lugar das brincadeiras, que as roupas estendidas nesses quintais revelem a força das nossas bandeiras, os uniformes de nossos trabalhos, os babados de nossos amores e, principalmente, que não sejamos jogadas nos porões da invisibilidade. Que as portas sirvam de entrada às oportunidades e as cortinas se abram em aplausos inspirando as próximas gerações, pois somos tudo e podemos ser muito mais!

Marisa Stedile

#SindicatoForteGaranteDireitos

📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias 

🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se

📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso YoutubeInstagramFacebook e X/Twitter

🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp

✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]