Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Contraf-CUT cobra o fim das demissões e reivindica mais contratações no Itaú

Movimento sindical quer acompanhar de perto processo de realocação dos trabalhadores envolvido nos fechamentos das agências.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu, na quinta-feira, 16 de março, com a direção do Itaú, no Centro Empresarial (Ceic), em São Paulo, para cobrar o fim das demissões, dos fechamentos das agências e mais contratações. Depois do movimento sindical apresentar uma série de denúncias recebidas pelos Sindicatos de todo o Brasil de que os bancários afetados nos fechamentos das agências não têm chance de nova oportunidade dentro do banco, o Itaú revelou os números do ano passado.

Em 2022, foram 239 agências fechadas, com 1971 trabalhadores envolvidos. Deste cenário, apenas 74% foram realocados, 8% pediram demissão ou aderiram ao PDV e 18% foram demitidos. Em 2023, já são 106 agências, com 1330 trabalhadores envolvidos. Os dirigentes sindicais presentes questionaram os números e o processo de realocação, e solicitaram do banco a informação sobre para onde foram estes funcionários. O banco se comprometeu a fazer um levantamento e apresentar, na próxima reunião, os locais de realocação, para que o processo possa ser acompanhado.

“Nós queremos mais contratações, principalmente, no varejo, pois quem ficou no banco está sempre sobrecarregado. Queremos também o fim do assédio moral, que aumentou muito com este cenário de insegurança gerado pelos fechamentos e demissões”, afirmou Jair Alves, coordenador da COE/Itaú.

Outro ponto tratado na reunião foi a questão do assédio moral e da chamada “demissão humanizada”, implementada pelo Itaú, que seria um aviso ao trabalhador de que ele será demitido em um futuro próximo. “O banco defende que esta é uma forma do bancário não ser surpreendido e ter tempo para buscar a realocação, porém, para o movimento sindical, o aviso gera pressão psicológica para trabalhadores já submetidos às metas e sobrecarga de trabalho!”, explica Vandira Martins de Oliveira, representante do Paraná na COE/Itaú.

Diante da questão do adoecimento causado nos bancários quando tomam conhecimento sobre a desativação de algum local de trabalho, o Itaú solicitou à Contraf-CUT uma agenda para apresentar seu programa de diversidade e também debater sobre saúde e condições de trabalho.

Paraná

A Fetec-CUT-PR e os Sindicatos de sua base tomaram conhecimento, nos últimos dias, de que o Itaú vem promovendo processo disciplinar para demitir funcionários do extinto Banestado, reintegrados através de decisão judicial. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região já está convocando os bancários e bancárias que se enquadram nesse caso para orientação e encaminhamentos devidos.

📌 Banestado: Sindicato convoca bancários que estão recebendo documento do Comitê Disciplinar

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]