Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Denúncia de fraudes no transporte coletivo de Curitiba pode prescrever

Uma grande injustiça pode se consolidar no próximo dia 31 de agosto: o crime de fraude na licitação do maior contrato da Prefeitura de Curitiba, com o transporte coletivo, pode prescrever. As denúncias do favorecimento à família Gulin na licitação de 2012, pelo então prefeito Beto Richa, será varrida para debaixo do tapete se a juíza Helênica Valente de Souza Pinto não encaminhar a tramitação do processo até o dia 31 de agosto. Não podemos deixar.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região teve papel central na descoberta desta fraude. Tive o privilégio de ser indicado por nossa entidade para representar a sociedade civil, junto com outros quatro importantes sindicatos da nossa cidade, em uma comissão de análise tarifária, em 2012, com o objetivo de verificar alternativas para reduzir custos e melhorar a qualidade do transporte na nossa cidade. Entendíamos, na época, que um transporte coletivo eficiente poderia melhorar a vida dos bancários e dos demais trabalhadores. Por isso, entramos de cabeça nesta luta.

O primeiro elemento que buscamos analisar foi o processo licitatório que escolheu as empresas que operam o transporte. Eram 15 mil páginas sobre a licitação. Investimos em uma equipe de advogados e realizamos uma bateria de encontros com especialistas. A cada etapa do estudo, apareciam indícios cada vez mais claros de que havia uma licitação escrita a quatro mãos, em um conluio entre os homens de confiança de Beto Richa na URBS e a família Gulin, para impedir qualquer concorrência no certame e para entregar a operação do transporte para estes empresários que já controlavam o setor há décadas sem licitação.

Os documentos apontam evidentes indícios de que a Prefeitura fez um processo de licitação direcionado, impedindo que outras empresas do setor disputassem a operação do transporte coletivo para a população. Com isso, ganhou a única “concorrente”: a família Gulin. Sem concorrência, e quando o vencedor tem a tranquilidade de saber que somente suas empresas conseguirão cumprir as exigências do edital, sabe o que acontece com os preços dos serviços para os usuários? Sobem. Não é uma coincidência a tarifa de Curitiba ser uma das mais caras do país. Isso decorre desta fraude.

As empresas controladas pelos Gulin ganharam a licitação sendo as mais ineficientes possíveis, operando sempre nos custos mais caros, em todos os itens, de acordo com os parâmetros definidos pela própria URBS para parametrizar o edital. Ganharam na mão grande um contrato por dez anos, e podendo ser renovado por mais dez, tornando o povo de Curitiba refém de uma máfia.Isso não é tolerável. Levamos a denúncia para a Câmara Municipal, OAB, Tribunal de Contas e o Ministério Público. A Câmara iniciou uma CPI, com resultados que reafirmaram nossa denúncia. A OAB também chegou a conclusões muito parecidas com o que dizíamos. O Tribunal de Contas ainda foi além, produzindo um estudo demonstrando que R$ 0,22 da tarifa eram abusivos em relação aos itens previstos no próprio contrato distorcido pela fraude na licitação.

Quem se calou foi a cúpula do Ministério Público do Paraná, justamente aqueles que poderiam exigir que o poder público instaurasse um inquérito administrativo para apurar a fraude denunciada, arquivando as denúncias alegando não haver interesse público na questão, o que dificultou qualquer encaminhamento na esfera judicial.

No entanto, promotores de Guarapuava, contrariando a opinião complacente da cúpula do MP, levaram a diante as denúncias de uma fraude na licitação do transporte na cidade muito similar a ocorrida aqui na capital e que envolvia os mesmos empresários. Com o apoio do GAECO, seguiram os rastros desta máfia, desvendando um grande esquema de corrupção em outras seis cidades do Paraná e em outras tantas pelo Brasil, na operação Requixá. Este rastro, logicamente, trouxe a investigação novamente à Curitiba. Tudo que falávamos foi denunciado pelo GAECO, no último dia 13 de julho, para a vara penal de Guarapuava, localidade em que os processos conectados a este esquema estão sendo julgados.

Agora, todavia, o prazo está terminando e está na iminência de prescrever. Por isso, nesse dia 02 de agosto, encaminhamos uma petição ao Ministério Público, para solicitar celeridade nesta tramitação, tendo em vista que há o interesse de milhões de pessoas em jogo e não podemos aceitar que prevaleça a impunidade. Precisamos que haja um julgamento transparente, no qual se puna os operadores deste esquema e permita à Curitiba a construção de um novo modelo de transporte coletivo, que atenda verdadeiramente às demandas por uma mobilidade segura, confortável e ágil em nossa cidade, para todos, atraindo novamente as pessoas que abandonaram o sistema de transporte coletivo e melhorando as condições para quem o utiliza no seu cotidiano.

Não podemos deixar que esse crime contra a população de nossa cidade fique impune e as suas consequências sacrifiquem nosso povo por mais uma década. Vamos cobrar que esse crime não prescreva.

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]