Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Eleições para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa começam hoje (16) e Sindicato apoia Chapa 1

Eleição acontece de 16 a 20 de janeiro, com votação pela internet e pela intranet.

Empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal escolhem, entre 16 e 20 de janeiro de 2023, seus representantes no Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Todos os usuários, da ativa e aposentados podem votar (veja abaixo como votar). O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e a Contraf-CUT apoiam a Chapa 1 (Movimento Pela Saúde), que tem o fortalecimento do Saúde Caixa, com transparência e sustentabilidade, como sua principal bandeira de luta.

“Confio e peço voto para Chapa 1 do conselho de Usuários do Saúde Caixa. Vamos à vitória para garantir nossos direitos!”, afirma Antonio Luiz Fermino, presidente do Sindicato.

“Apoiamos a Chapa 1 porque seus membros souberam defender o plano dos ataques promovidos por uma gestão que estava alinhada a um governo totalmente alheio aos direitos e interesses dos trabalhadores. Eles provaram ser os mais capacitados a continuar nesta tarefa”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

“O Conselho de Usuários é uma importante ferramenta de defesa do Saúde Caixa e dos interesses dos empregados com relação ao plano de saúde. Por isso, é preciso analisar com atenção os candidatos e candidatas e eleger aqueles que realmente estarão ao nosso lado”, afirmou o empregado da Caixa e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Rafael de Castro.

📌 Leia mais:
Conheça as candidatas e candidatos da Chapa 1 e suas propostas
Acesse a Central de atendimento Saúde Caixa

“Vamos atuar com olhar voltado para o ser humano, em defesa dos usuários, sempre exigindo transparência, a responsabilidade com a sustentabilidade do plano, a manutenção do modelo de custeio com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários e os princípios da solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional”, afirmou o empregado da ativa de São Paulo (SP), Francisco Carlos Pugliesi, um dos candidatos a titular do Conselho de Usuários pela Chapa 1.

Veja abaixo algumas das propostas da Chapa 1
  • Defender o modelo de custeio em vigor desde 2004, com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários;
  • Atuar pela revogação da CGPAR 42, junto com as representações de trabalhadores das estatais;
  • Defender o Saúde Caixa para todos para fortalecimento do plano e eliminação de diferenças de tratamento a empregados, independentemente de quando ingressaram na empresa;
  • Defender a retirada do percentual de 6,5% da folha de pagamento como limite para participação da empresa no custeio do estatuto da Caixa;
  • Exigir da Caixa a apresentação regular de relatórios atuariais, gerenciais e financeiros do plano;
  • Atuar em conjunto com as representações dos empregados em defesa das propostas aprovadas no Conecef para o Saúde Caixa;
  • Buscar junto à Caixa solução para os problemas do sistema;
  • Propor a revisão dos normativos do Saúde Caixa para simplificar procedimentos e reduzir a burocracia;
  • Defender a descentralização do plano com o retorno de estruturas locais (regionais ou estaduais);
  • Lutar pela restauração dos Comitês de Credenciamento e Descredenciamento por base estadual, buscando ampliar e qualificar a rede credenciada de profissionais e clínicas;
  • Buscar a realização de pesquisa de satisfação a fim de avaliar as necessidades dos usuários em termos de atendimento, cobertura e outros pontos;
  • Agilizar a análise de reembolso para usuários que não tenha a possibilidade de utilização da rede credenciada;
  • Defender a continuidade de custeio integral pela Caixa das terapias após retorno do empregado com sequelas físicas ou psicológicas, assim como aos aposentados por invalidez.
Veja como votar

>> Internet: O votante deve acessar o site do Saúde Caixa, usar a senha de login do aplicativo do plano, do FGTS ou de outros aplicativos e sites da Caixa. Durante o período de votação, 16 a 20 de janeiro, será disponibilizado um link para a votação.

>> Intranet: O votante deve usar a mesma matrícula e senha de login das páginas corporativas em ambiente da rede interna. Durante o período de votação será disponibilizado um link específico para a escolha dos candidatos.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail gesad09@caixa.gov.br.

Fonte: Contraf-CUT

2 Comments

  • Humberto
    Posted 17 de janeiro de 2023 at 20:08

    Por que essa chapa? Será que estamos bem representados? O sindicato viu e reviu tudo para apoiá-la ? Teremos representantes anti vacina? Isso é uma piada???

    • Post Author
      SEEB Curitiba
      Posted 19 de janeiro de 2023 at 08:22

      Olá, Humberto, Agradecemos seu contato. A Marcia atua em defesa do Saúde CAIXA há muitos anos. E mesmo tendo posicionamentos equivocados em relação à conduta médica, o conselho de usuários não define protocolos. É uma instância consultiva que atua na melhoria do plano de saúde no quesito administrativo. Sem contar que pelo voto dos aposentados todas as AEA do país estão nas mãos de pessoas da direita. Ela é uma integrante em um grupo de 10 pessoas. Representa uma Federação e portanto não fala por si, mas por aqueles que representa.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]