Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Famílias indígenas acampadas pedem apoio da população

As famílias das etnias kaingang, jamamadi e guarani estão em desalento desde o início de dezembro e acamparam desde a semana passada na Praça Nossa Senhora da  Salette, localizada no Centro Cívico, em Curitiba-PR. Desde março de 2020, por conta da pandemia, a Casa de Passagem Indígena (Capai) de Curitiba está fechada. Com a proximidade do Natal, as famílias indígenas em busca de renda com a venda de artesanatos pelas ruas da cidade que chegam à capital têm ficado desamparadas, com mulheres e crianças dormindo nas ruas e sem condições básicas de alimentação e higiene pessoal.

Além da falta abrigo, as mulheres indígenas denunciam ainda violação de direitos por parte da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e da Prefeitura de Curitiba. Os órgãos estariam ameaçando retirar as crianças das famílias em situação de rua e fazer um acolhimento forçado, desmembrando as famílias.

Sem indicativo de reabertura da Casa e apoio governamental, as e os indígenas têm resistido por meio de doações e da venda de seus artesanatos. Neste momento, as famílias necessitam de acesso a banheiro e chuveiros e doação de água, alimentos não perecíveis, fraldas e materiais de higiene pessoal. 

Sindicato apoia as famílias

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região é uma das entidades signatárias de uma moção de apoio às famílias indígenas prejudicadas pelo fechamento da Casa de Passagem, que pressiona o poder público pela reabertura do espaço.

Acesse aqui o documento.

A entidade também atua em ações de solidariedade, levando doações de frutas, água e itens de higiene pessoal para amparar as famílias. "As famílias indígenas passam por aqui para vender o artesanato que produzem e voltam para casa. Ter a Casa de Passagem aberta é um direito que está sendo desrespeitado pela Prefeitura. Precisam de doações em alimentos e gêneros de higiene pessoal para homens, mulheres e crianças. Sobretudo, para valorizar a cultura e numa demonstração de apoio, ao passar por lá vamos comprar os artesanatos", convida Cristiane Zacarias, diretora da Secretaria Geral do Sindicato.

Você também pode ajudar com doações levando até o Sindicato, ou se precisar, entre em contato com o Sindicato pelo telefone (41) 3015-0523 para coleta de doações. Contribua, ainda, disseminando informações para outras pessoas sobre a situação das mulheres, crianças e famílias indígenas, para pressionar pela reabertura da Casa de Passagem.

 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]