Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fórum avaliará panorama no Brasil para ratificar Convenção 190 da OIT

Evento, realizado no contexto dos 21 Dias de Ativismo, abordará ainda o impacto da mudança de governo nas políticas de combate à violência de gênero no trabalho.

A Rede de Mulheres UNI Brasil e o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais realizam na quarta-feira, 07 de dezembro, das 10h às 12h, o “Encontro 21 Dias de Ativismo – Cenário Brasileiro e Expectativas para o Futuro no Combate à Violência contra a Mulher”. O evento é realizado no contexto dos 21 Dias de Ativismo, que começaram em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), passando pelo dia 25 (Dia de Combate à Violência Contra a Mulher), e se encerram em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). O encontro será realizado de forma híbrida, ou seja, poderá ser acompanhado pela plataforma online Zoom ou de forma presencial, na rua Formosa, 367 – 4º andar, Anhangabaú, São Paulo (SP).

A advogada, assessora parlamentar e especialista em Direito Coletivo do Trabalho, Zilmara Alencar, confirmou presença como palestrante para avaliar os desafios do cenário político brasileiro no enfrentamento à violência contra a mulher. O evento contará também com a participação de uma representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com nome ainda a ser confirmado, para discutir as perspectivas para a ratificação da Convenção 190 no país.

“A Convenção 190, ou C190, é o primeiro tratado internacional para enfrentar a violência e o assédio no ambiente laboral e foi aprovada em 2019 pela OIT”, explicou Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e que também é uma das organizadoras do encontro de 7 de dezembro. “O Brasil está entre os países que ainda não ratificaram a C190, que, além de fornecer a primeira definição internacional de violência e assédio no mundo do trabalho, inclui violência de gênero e assédio”, pontuou.

Encontro 21 Dias de Ativismo – Cenário Brasileiro e Expectativas para o Futuro no Combate à Violência contra a Mulher
Data: 07 de dezembro
Horário: 10h às 12h
Formato: híbrido, pelo Zoom (acesse aqui o link) e presencial (rua Formosa, 367 – 4º andar, Anhangabaú, São Paulo – SP)
Realização: Rede de Mulheres UNI Brasil e Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]