Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CNFBB | No primeiro dia, funcionários do BB debatem e aprovam reivindicações

imagem de cartões levantados em votação de funcionários do BB no congresso CNFBB
Documento segue, agora, para aprovação das assembleias a serem realizadas em todo o país

Os trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil aprovaram, nesta quinta-feira (9), durante a 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, as propostas de reivindicações para a Campanha Nacional 2022, a serem entregues à empresa. “O conjunto de reivindicações foi formulado com a participação das federações de todas as regiões do país. Seu conteúdo inclui desde tratamento igualitário a todos e todas as funcionárias do BB, incluindo dos bancos incorporados, até percentual de mulheres na mesma proporção da população do BB e saúde mental dos funcionários, como avaliação psíquica sempre que o trabalhador solicitar, através da Cassi”, resumiu o João Fukunaga, coordenador da CEBB.

Apesar de todas as entidades locais já terem tido contato com o material, durante a mesa que fechou o primeiro dia do encontro, as 11 páginas que compõem o documento foram relidas. “Esse processo foi importante para corroborar a nossa missão de democratizar ao máximo os processos sindicais”, completou Fukunaga.

BB público sim, BB mais social sempre!

Tiveram início nesta quinta-feira (9) os trabalhos do 33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil “BB público sim, BB mais social sempre!”, em que estão sendo debatidas melhores condições de trabalho da instituição, seu papel no desenvolvimento econômico e social, no combate à fome e na reconstrução do país. Na quarta-feira (8), ocorreu a abertura solene unificada dos bancos públicos. O evento, em formato híbrido, segue até esta sexta-feira (10), com a parte presencial no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

📍 Saiba mais: Resultados positivos de crédito ao desenvolvimento regional reforçam papel de bancos públicos

O papel do Banco do Brasil na reconstrução do Brasil que a gente quer

O ex-ministro da Fazenda nos governos Lula e Dilma, Guido Mantega, fez uma apresentação sobre a destruição do país e dos bancos públicos como estratégia de governo neoliberal e traçou os objetivos que devem ser seguidos para “reconstruir o Brasil que a gente quer”, na mesa que debateu “O papel do Banco do Brasil na reconstrução do Brasil que a gente quer”, realizada nesta quinta-feira (9) durante 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

📍 Saiba mais: Guido Mantega: “Bolsonaro foi muito competente em destruir o Brasil”

A fome se combate com agricultura familiar

O sistema de gestão pública do Brasil carece de integração das ações propostas para as áreas rurais e urbanas. É preciso pensar nas políticas públicas entre os dois espaços de modo estratégico, afinal, cerca de 80% dos alimentos que chegam às nossas mesas são da agricultura familiar. Entretanto, as principais políticas públicas para o campo favorecem sobretudo o agronegócio, responsável por um sistema de produção voltado à monocultura exportadora e que deixa, por onde passa, rastros de destruição de florestas e fontes de água.

A avaliação é do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Veras dos Santos, que participou de forma remota do sítio de agricultura familiar, que mantém junto com seus pais e irmãos, da mesa “A fome se combate com agricultura familiar”, que aconteceu nesta quinta-feira (9), no 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil “BB público sim, BB mais social sempre”. A mediação da mesa foi feita pelo presidente da Fetec-Centro Norte, Cleiton dos Santos Silva.

📍 Saiba mais: Agronegócio põe em risco segurança alimentar, enquanto agricultura familiar combate fome

Abertura solene

A importância de eleger candidatos comprometidos com o futuro das empresas públicas foi exaltada durante a abertura dos congressos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. “Este evento é fundamental para o debate sobre a importância dos bancos públicos para a reconstrução do Brasil que a gente quer, um país com emprego, saúde, educação, soberania, equidade e democracia”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, na abertura solene dos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos nacionais: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e BNDES, realizada na noite de quarta-feira (8).

📍 Saiba mais: Somente um governo progressista vai utilizar os bancos públicos como fomentador da economia e ferramenta de redução das desigualdades

📷 Confira o álbum com fotos do 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

📲 Confira a participação dos representantes de Curitiba e região nas redes sociais do Sindicato:

> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]