Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

JORNADA CONTINENTAL DEVERÁ CONTINUAR ATÉ O FINAL DO MÊS

05/05/2004
Os lucros dos bancos estrangeiros são remetidos às matrizes, diminuindo o potencial de desenvolvimento econômico e social da América Latina.

(São Paulo) Na dia da Jornada Continental de Luta nos bancos estrangeiros, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região distribuiu o material elaborado pela CNB/CUT em conjunto com a UNI Américas Finanças hoje nas principais agências dos bancos ABN, HSBC, Santander, Citibank e Banco do Boston, em São Paulo. A Jornada deverá continuar em toda a América Latina até o final do mês do trabalhador.

Os sindicatos poderão continuar realizando atividades de denúncia dos bancos estrangeiros, utilizando o material que está disponível na seção “Comunicados” da CNB. A Jornada Continental amplia para a América Latina a Campanha contra as Demissões lançada pela CNB. Na Jornada, o mote é ampliado para “Responsabilidade Social se Faz com emprego. Contra as demissões nos bancos estrangeiros”.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CNB/CUT, Ricardo Jacques, o objetivo da Jornada é levar aos bancários de toda a América Latina a preocupação com as demissões. Outro ponto fundamental apontado por Jacques é o fato de que os lucros desses bancos são remetidos às matrizes, diminuindo o potencial de desenvolvimento econômico e social da América Latina.

Demissões – De acordo com levantamentos da CNB/CUT, os bancos estrangeiros têm demitido milhares de funcionários a cada ano, principalmente a cada aquisição/incorporação. O ABN Amro, que adquiriu em 2003, o Sudameris, o 9º maior banco privado do país e engloba as empresas: ABN Amro Bank, Banco Real, ABN Amro Asset Management, Bandepe, Real Seguros e Sudameris. Após a aquisição do Sudameris, foram demitidos cerca de 1.500 bancários.

No Santander, as demissões chegaram a 14 mil nos últimos seis anos. Em todo o Grupo Santander, que envolve Santander Banespa, Santander Meridional e Santander Brasil, foram demitidos 600 bancários em 2004. A maioria das demissões ocorreram no Santander Banespa.

A participação dos estrangeiros – Os bancos estrangeiros representam 27,38% dos Ativos Totais do segmento bancário, no entanto, só são responsáveis por 16,7% do emprego entre os 50 maiores bancos. No setor privado nacional, esta relação é de 36,9% dos ativos e 27,8%.

O lucro do ABN no Brasil representou 13,35% do retorno total da instituição no mundo. Para o Santander, o Brasil foi responsável por 24,5% do lucro global. Já o lucro do HSBC foi de US$ 62,5 milhões e o lucro mundial foi de US$ 6 bi, então a participação do lucro Brasil no total foi de 2%.

Abaixo, em anexo, o material a ser distribuido em Adobe Acrobat. A versão em Corel Draw 7.0 encontra-se nos Comunicados da CNB/CUT.

Carolina Coronel e Meire Bicudo – CNB/CUT

Arquivo anexo: jornal_port.pdf

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]