Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato restaura grafite vandalizado que homenageia Marielle Franco

Grafite que cobre o muro em frente ao Espaço Cultural e Esportivo da entidade havia sido pichado com imagem fálica

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, ainda em 2018, prestou uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, que foi executada por crime político naquele mesmo ano, e virou símbolo da violência política contra mulheres negras e periféricas que ocupam espaços de poder.

No final do ano, a imagem de Marielle grafitada no muro em frente ao Espaço Cultural e Esportivo da entidade, sofreu uma violência simbólica: foi profanada com uma pichação fálica. A imagem que retrata o rosto de Marielle é acompanhada de uma frase de resistência e luta contra a violência de gênero, que também foi pichada, tendo as palavras “mulher” e “prisioneira” cobertas de tinta preta.

O Sindicato denuncia a perversidade dessa ação, que está atravessada pelo racismo, pela perpetuação da naturalização da violência contra as mulheres e pela violência política contra as mulheres que ocupam espaços de poder, como Marielle Franco, executada no exercício de seu mandato como vereadora do Rio de Janeiro. Seu assassinato vai completar cinco anos em março e continua sem resposta das autoridades sobre quem mandou matar Marielle.

Como forma de devolver a dignidade à memória de Marielle e de promover a valorização do grafite como arte, nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o Sindicato restaurou a pintura, feita pelo artista visual Side, responsável também pela reconstrução da imagem. “Quando vi o grafite da Marielle pichado, eu vi que a política muitas vezes cega as pessoas. Ela foi vítima, e mesmo assim continua sendo atacada, mesmo através de um grafite. Acredito também que esse tipo de comportamento seja um pouco do reflexo de um governo anterior. Mesmo assim eu continuo acreditando no lado do bem, no lado do respeito e do amor. Viva o amor a liberdade, o respeito e o grafite!”, relata Side, que usa sua arte para dar visibilidade a vários temas nos muros das cidades, sem se prender a um estilo, mas também não vê problemas em pintar imagens políticas.

O Sindicato luta em todas as suas frentes e exerce seu papel estatutário ao defender a democracia, a Constituição Federal, os direitos humanos, a luta antirracista, contra a violência de gênero e continuará sendo expoente dessa resistência na cidade de Curitiba.

Para além de denunciar publicamente o ocorrido e trabalhar prontamente pela restauração da homenagem, devolvendo a dignidade à memória de Marielle Franco, o Sindicato informa que vai utilizar seus registros de monitoramento de câmeras para denunciar os responsáveis pelo ato de violência política às autoridades.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]