Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

#PropostaDecenteOuGreve: Bancários se mobilizam contra proposta indecente

Trabalhadores rechaçam reajuste oferecido pelos bancos que determina perda real nos salários.

Bancários e bancárias de todo o País realizam nesta terça-feira, 30 de agosto, mais um Dia Nacional de Luta da Campanha Nacional 2022. A mobilização é contra a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na mesa de negociação. Os trabalhadores exigem aumento real nos salários e nas demais verbas econômicas, mas os bancos insistem em um reajuste que resultaria em perda real nos salários.

📌 Confira o calendário completo de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022

Na base do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, dirigentes sindicais estão visitando os locais de trabalho e um caminhão de som dialoga com a população sobre a ganância e intransigência dos banqueiros. Nas redes sociais, o Comando Nacional orienta o uso da hashtag #PropostaDecenteouGreve e a marcação dos perfis dos bancos (@itau, @Bradesco, @Santander_br, @BancodoBrasil, Caixa e @Febraban) nas postagens.

Entenda

A última proposta feita pela Fenaban, na 18º mesa de negociação, foi reposição de 75,8% da inflação, que gera perda salarial de 2% nos salários. Os bancos também ofereceram ajuste de 100% da inflação (no momento projetada pelo Banco Central em 8,83% para o final de agosto) para os vales alimentação e refeição. Entretanto, a categoria pede a inflação dos alimentos, projetada para 15,37%.“É um absurdo que, com tanto lucro que os bancos tiveram, o que propõem é um reajuste abaixo da inflação”, disse a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.

“Em 2021, os bancos bateram recorde nos lucros, superiores aos que alcançaram no período pré-pandemia. E, no primeiro semestre de 2022, os cinco principais bancos apresentaram um crescimento no lucro de 14,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em números, são R$ 56,5 bilhões. Então, chegamos no período de negociação da data-base com um setor que tem um resultado financeiro para distribuir, ao contrário de outros setores”, explicou o economista da Subseção da Contraf-CUT do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Gustavo Cavarzan.

📢 Especial Campanha Nacional dos Bancários 2022

🌎 FASE 3 | Tudo o que já publicamos sobre as mobilizações

🌎 FASE 2 | Tudo o que já publicamos sobre as negociações 

🌎 FASE 1 | Tudo o que já publicamos sobre a organização

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]