Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

#QueVergonhaFenaban: Bancários retardam abertura de agências em protesto

Bancários e bancárias de Curitiba e região integraram, nesta terça-feira, 23 de agosto, o Dia Nacional de Lutas e Mobilização da Campanha Nacional 2022. A categoria protestou contra as propostas rebaixadas de reajuste de 65% da inflação nos salários e 81% da inflação nos vales alimentação e refeição, apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nas duas últimas rodadas de negociação.

📌 Confira o calendário completo de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022

Na capital paranaense, oito agências bancárias da região central tiveram sua abertura retardada até às 12h00. Um caminhão de som também circulou, informando a população curitibana sobre o andamento das negociações com os bancos. Além disso, os bancários também se mobilizaram nas redes sociais, realizando um tuitaço, às 11h00, que subiu a hashtag #QueVergonhaFennaban entre os assuntos mais comentados do momento.

📸 Confira o álbum de fotos no Facebook do Sindicato

#QueVergonhaFenaban

O objetivo do Dia Nacional de Lutas e Mobilização é mostrar o descaso dos bancos com seus funcionários, que contribuem para que o setor alcance lucros astronômicos. Os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander), por exemplo, obtiveram juntos um lucro de R$ 56,5 bilhões nos seis primeiros meses de 2022, valor 14,4% superior em relação ao mesmo período do ano passado, com rentabilidade de 18% em 12 meses.

Apesar disso, nas negociações a Fenaban se nega a atender as demandas da categoria. Até o momento, após 13 rodadas, os bancos apresentaram apenas uma proposta rebaixada de índice para correção dos salários e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), de 65% da inflação. A proposta foi prontamente rejeitada pelo Comando Nacional dos Bancários. Também não houve retorno em relação às reivindicações a respeito da ajuda de custos com o teletrabalho e do combate ao assédio sexual no setor. Na mesa desta segunda-feira (22), os bancos propuseram correção aos vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação, o que também foi rejeitado pela categoria.

📢 Especial Campanha Nacional dos Bancários 2022

🌎 FASE 3 | Tudo o que já publicamos sobre as mobilizações

🌎 FASE 2 | Tudo o que já publicamos sobre as negociações 

🌎 FASE 1 | Tudo o que já publicamos sobre a organização

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]