Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office) para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Desta forma, diversas áreas terão a implementação do teletrabalho, sendo três dias em teletrabalho e dois dias em presencial. E, mesmo para áreas nas quais eventualmente seja possível mais dias em teletrabalho, é obrigatório que o bancário trabalhe ao menos um dia na semana de forma presencial.

“Desde o pico da pandemia de Covid-19, o Santander vinha implementando o teletrabalho esporadicamente em algumas áreas específicas, mas recusava-se a negociar esta modalidade com o movimento sindical. Este anúncio de implementação do teletrabalho para as áreas administrativas, seguindo as regras da CCT, foi fruto de muitas negociações, atividades e cobranças do movimento sindical para que fosse estabelecido regramento coletivo para a modalidade”, avalia Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE/Santander).

“Esta é uma importante vitória dos empregados do Santander e de suas entidades representativas, que só foi possível graças às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022. Com isto, os bancários do Santander em teletrabalho receberão ajuda de custo, que o banco optou por pagar mensalmente; terão controle de jornada; o trabalho aos finais de semana e feriados está vedado; dentre outros pontos”, acrescenta a dirigente sindical.

Lucimara destaca ainda que os Sindicatos irão acompanhar a implementação do teletrabalho no Santander, o respeito à jornada, os possíveis impactos na saúde do trabalhador e todos os demais aspectos das condições de trabalho relacionadas com a modalidade. A dirigente também lembra que o Santander disponibiliza um curso para trabalhadores em teletrabalho sobre questões relacionadas com a saúde, que pode ser acessado por toda a rede na intranet do banco, mesmo pelos bancários que atuam presencialmente.

Confira abaixo as regras para o teletrabalho previstas na CCT:

  • Ajuda de custo de R$ 1.036,80 anuais (pagos de uma só vez ou em 12 parcelas mensais). O Santander optou pelo pagamento mensal;
  • Controle de jornada;
  • Direito à desconexão;
  • Fornecimento de equipamentos;
  • Igualdade de tratamento, com todos os direitos previstos na CCT;
  • Prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores;
  • Canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas;
  • Prioridade no regime de teletrabalho para quem tem filhos de até quatro anos ou é PCD;
  • Bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher entre home office ou presencial;
  • Acesso dos sindicatos aos bancários em teletrabalho e realização de campanhas de sindicalização.

Fonte: SP Bancários

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]