Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Saúde Caixa: Desconto extra foi aprovado em assembleia em 2021

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região tem recebido várias dúvidas de empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal sobre a cobrança de um valor extra na parcela de novembro de 2022 (quando é pago o 13º salário) do Saúde Caixa. A entidade relembra que a cobrança foi aprovada em novembro de 2021, em assembleia, juntamente com a aprovação do novo modelo de gestão e custeio do plano de saúde.

O desconto consta no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aditivo sobre o Saúde Caixa e com validade até 2023. O objetivo é fazer frente à necessidade de aumento de arrecadação para cobrir os 30% dos custos do plano que são de responsabilidade dos empregados.

Solidariedade no custeio e pacto intergeracional

O modelo de custeio aprovado em 2021 representou uma vitória dos trabalhadores, pois não traz alterações nos princípios de solidariedade e no pacto intergeracional estabelecidos desde o início do Saúde Caixa. Também foi mantida a proporcionalidade do custeio entre os empregados (30%) e a Caixa (70%), limitado a 6,5% da folha de pagamentos e proventos, devido a uma alteração realizada pelo banco em seu estatuto.

Na ocasião, a consultoria atuarial contratada pelas entidades representantes dos empregados para analisar os documentos da Caixa apontou a necessidade de aumento da arrecadação. Estabelecer a cobrança no mês do 13º, quando os bancários estão mais capitalizados, foi a forma encontrada para evitar os aumentos mês a mês, o que poderia aumentar os custos sem ter como sustentá-lo.

“Com isso, conseguimos preservar os pilares e premissas do Saúde Caixa, ou seja, a proporção 70/30 (70% contribuição da Caixa e 30% dos empregados), a solidariedade (contribuição de acordo com sua capacidade), o pacto intergeracional (a renda, e não a idade, é que determina o valor do plano) e o mutualismo, quando todos contribuem para aqueles que tenham necessidade de uso possam fazê-lo”, relembra Antônio Fermino, presidente do Sindicato.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]