Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato debate com Cassi Curitiba credenciamento de neuropediatras

Reunião estabelece parceria para busca de profissionais da área que possam se credenciar. Demanda é para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região participou de reunião na terça, 06 de março, com a Cassi Curitiba para cobrar da assistência em saúde a demanda e demora em agendamentos de consulta e posterior acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por neuropediatras. A reunião teve a participação da diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato, Patricia Carbornal, e do representante do Paraná no Conselho de Usuários Cassi, Alessandro Garcia (Vovô).

“O atendimento do neuropediatra para a criança com TEA é muito importante para seu desenvolvimento, além do vínculo que o profissional precisa criar com a criança, que em muitas vezes leva tempo e quando acontece de a ter a troca deste profissional exige uma nova adaptação. Hoje as mães e pais chegam a ficar meses em fila de espera para conseguir uma consulta, prejudicando a criança. Gostaríamos que a consulta com profissional desta área fosse facilitada pela Cassi, pois as crianças precisam consultar periodicamente e essa dificuldade faz todo o processo de lidar com a condição dos filhos ficar ainda mais difícil”, explica Patricia.

As representantes da Cassi explicaram que a falta de neuropediatras credenciados trata-se realmente de uma demanda e que existe a dificuldade de médicos nessa área que tenham o interesse em credenciamento. O Sindicato foi informado que a Cassi também faz a busca de credenciamento, inclusive aceitando indicações de mães e pais, e vão em busca de tentar esse credenciamento. Mas ressaltam que é uma dificuldade de localizar médicos especialistas em atendimento de infantil para o Transtorno do Espectro Autista e que quando são localizados, há ainda a dificuldade no interesse desses profissionais em se tornarem credenciados em convênios médicos.

O Sindicato recebeu denúncias que a defasagem de neuropediatras credenciados na Cassi gera demora tanto no agendamento de primeira consulta, que chega a demorar meses, como na continuidade do acompanhamento médico.

A Cassi tem a especialidade Neurologia no seu credenciamento e aparecem vários profissionais, porém a maioria atende somente adultos, não sendo especializados em atendimento infantil. Os profissionais que atuam com neuropediatria se dedicam ao estudo de transtornos do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso, atuando principalmente no processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Parceria

O Sindicato se comprometeu a, em parceria com a Cassi, ajudar a encontrar esses profissionais em neuropediatria e fazer a indicação para a Cassi, que fará o trabalho de buscar o credenciamento destas indicações. Bancárias, bancários, financiárias e financiários que tenham indicações de especialistas podem entrar em contato com o Sindicato pelo e-mail: saude@bancariosdecuritiba.org.br.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

1 Comentário

  • Daniel
    Posted 5 de março de 2024 at 16:16

    Hoje é 05/03/2024 e o problema é o mesmo. Faltam profissionais habilitados em Curitiba e região, a cada 6 meses qdo consigo trazer meu filho com TDAH o atendimento é péssimo, sempre atrasado e mal olha a criança. Só serve pra prescrever remédio e mesmo sem resultado efetivo só faz aumentar a dosagem.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]