Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato e Fomento dão continuidade às negociações do PCCS

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, juntamente com a Associação dos Empregados da Agência de Fomento do Paraná (Asseaf), se reuniu com a Fomento Paraná no dia 08 de dezembro para dar continuidade às negociações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). As entidades representativas avaliaram a proposta da Fomento Paraná para o pagamento das progressões por tempo de serviço, mérito e capacitação acadêmica, referente aos anos de 2021 e 2022, e apresentaram as demandas dos trabalhadores.

“O mais importante nesse processo de negociação com a Fomento Paraná é garantir um tratamento isonômico a todos os empregados. Exigimos que os novos contratados sejam incluídos no PCCS que foi mantido pela decisão judicial, com os mesmos direitos e benefícios, e que a Fomento considere cumprido o requisito de realização de cursos para a promoção por mérito de 2021, entre outros pontos”, explica Antônio Fermino, presidente do Sindicato. Vale lembrar uma decisão da Justiça conquistada pela entidade determina a manutenção do PCCS 2017.

“Não aceitaremos a mudança unilateral do PCCS pela empresa de maneira completamente desproporcional. Estamos dispostos a negociar um novo plano, em que ambas as partes saiam ganhando e os funcionários possam ter seu desempenho e entregas reconhecidos, mantendo a sustentabilidade financeira da Fomento”, pontua Giuliano Fedalto, presidente da Asseaf.

As propostas dos empregados foram encaminhadas à Fomento em um ofício enviado no dia 13 de dezembro. Confira os pontos principais:

– Incluir na vigência os empregados do atual concurso, contemplando inclusive os trabalhadores contratados após 11/2021;

– Considerar satisfeito o requisito de realização de cursos para a promoção por mérito relativa ao ano de 2021, sem restrição de comprovação da realização de cursos de capacitação continuada no ano;

– Estabelecer prazo de 30 dias corridos para finalização do trabalho do comitê interno que analisa os documentos comprobatórios para enquadramento no novo padrão salarial, estando a empresa sujeita a multa de R$ 500,00 por empregado por dia de atraso, além de estabelecer que o pagamento do valor retroativo ocorra em apenas uma parcela diretamente ao empregado em folha de pagamento;

– Formalizar a negociação por meio de celebração de acordo judicial no bojo do processo trabalhista;

– Uma vez que a proposta da empresa não contemplou o pagamento da gratificação adicional prevista no art. 45 do PCCS de 2017, e, considerando que atualmente a Fomento está aplicando os valores inferiores, previstos no regimento do novo PCCS, realizar o pagamento da referida gratificação na forma e valor originariamente previsto no PCCS anterior, com correção pelo IPCA-E e TR desde o início da exigibilidade das parcelas vencidas até o efetivo adimplemento;

– Criar de grupo multidisciplinar para acompanhamento e avaliação do novo PCCS, composto pelo Sindicato, Associação, Dieese.

Após o envio do ofício, o Sindicato e a Asseaf aguardam retorno da Fomento Paraná sobre as demandas, bem como sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2021.

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]