Lançamento da campanha “2010: o ano da isonomia” marca lutas por equiparação de direitos entre bancários.
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região fez nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o lançamento da campanha “2010: o ano da isonomia”, no centro administrativo Sede 1 da Caixa Econômica Federal. A mobilização integrou o Dia Nacional de Luta em todo o país e teve como objetivo pressionar, mais uma vez, a direção da empresa a concluir o processo de equiparação de direitos e benefícios aos empregados contratados a partir de 1998. “Para quem tem trabalho e responsabilidade iguais, nada mais justo que salários e direitos também iguais”, defende Antonio Luiz Fermino, dirigente sindical e trabalhador da Caixa.
Durante o ato, os diretores do Sindicato distribuíram uma nova edição do jornal Nossa Luta Brasil, que traz as reivindicações dos trabalhadores por medidas como Adicional por Tempo de Serviço (ATS), licença-prêmio e tíquetes para os aposentados. A discriminação entre os bancários da Caixa teve início durante o governo FHC, quando os novos trabalhadores de bancos públicos tiveram vários direitos retirados. Ao longo dos últimos anos, com muitas mobilizações e greves, a categoria vem exigindo da direção do banco a eliminação de tais diferenças, mas a isonomia ainda não é total.
“É importantíssimo que todos os bancários da Caixa se engajem em mais esta luta, pois só com muita união conseguiremos bons resultados na Campanha Salarial deste ano. Além disso, o Sindicato convoca todos os novos bancários para virem fazer parte da entidade, se sindicalizando e, assim, fortalecendo a categoria”, conclui Fermino. As mobilizações por isonomia terão continuidade ao longo de todo o ano de 2010.