Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato se reúne com Banco Pan para tratar de condições de trabalho

Representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região se reuniram, no dia 22 de setembro, com o Banco Pan para tratar de questões específicas, como horas extras, trabalho aos sábados, metas e a nova cláusula de teletrabalho da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Desde o início da pandemia, o Pan virtualizou todo seu atendimento, colocando todos os bancários em home office. O Sindicato tem acompanhado essa situação e dialogado com os trabalhadores sobre as condições de trabalho, reunindo demandas para tratar com o banco”, informa Katlin Salles, dirigente sindical.

Já no início da reunião, os representantes do Sindicato reiteraram que a entidade representa todos os trabalhadores bancários e bancárias de Curitiba e região, mesmo que trabalhem em regime de home office. Na sequência, o banco Pan foi questionado sobre as denúncias de mudança de metas durante o mês e diferenciação de metas do mesmo produto por trabalhador. O banco alegou que não ocorrem tais situações.

Sobre trabalho aos sábados, o Sindicato reiterou que a jornada da categoria é de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias, de segunda à sexta-feira. “Mas recebemos informações que os trabalhadores estão trabalhando, em média, dois sábados por mês. Além disso, o banco não tem comunicado o Sindicato sobre jornada extraordinária”, pontua Katlin. “O trabalho ao sábado deve ser feito somente em casos de força maior e, nesse caso, regido por um acordo específico com a entidade de representação”, acrescenta.

O Pan informou que o sistema operacional não permite o trabalho aos sábados e que, em caso de excepcionalidade, exige uma autorização previa do gestor. Além disso, segundo o banco, não tem sido solicitado ou permitido que os gestores autorizem esse tipo de horas excepcionais. “Porém, o Sindicato recebeu denúncias de que essa situação estaria acontecendo, tanto no sábado quanto durante a semana, superior às 2 horas extras autorizadas por lei”, acrescenta Katlin.

Outra denúncia que chegou ao Sindicato é sobre o excesso de horas extras, com trabalhadores fazendo até 4 horas extraordinárias por dia. “Frisamos com o banco que a legislação permite que sejam feitas, no máximo, até duas horas extras diárias e de forma eventual, com intervalo de uma hora para refeição. No entendimento do Sindicato, diante do excesso de horas extras, fica evidente a necessidade da contratação de mais funcionários”, avalia Katlin. É importante lembrar que o Sindicato não tem nenhum acordo assinado com o Pan sobre compensação de horas e que defende que toda hora extra realizada seja paga.

Teletrabalho

Com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2022-2024) neste ano, o teletrabalho foi clausulado e, partir de 01 de setembro, os bancos devem fornecer os equipamentos necessários para o desempenho da atividade, fazer o controle de jornada e pagar a ajuda de custo (em uma parcela única de R$ 1.036,80 ou dividido mensalmente em 12 vezes). O Pan informou que o pagamento será feito mensal, a partir de setembro. Uma nova reunião para dar continuidade às negociações com o banco será marcada em breve.

Fortaleça o Sindicato

Se você é bancário do Pan em Curitiba e região, mesmo em home office, venha fazer parte do Sindicato, sindicalize-se e contribua com a luta por valorização e melhores condições de trabalho. “O Sindicato segue incansável buscando melhores condições de trabalho para a categoria. Caso você tenha informações adicionais, que possam auxiliar na negociação com o banco, utilize nossos canais de contato. Lembramos que todas as informações que recebemos são tratadas de forma anônima, conforme LGPD”, finaliza Katlin Salles.

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato nos seus contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]