Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

UFPR ADOTA SISTEMA DE COTAS A PARTIR DO PRÓXIMO VESTIBULAR

CUT PR – 10/05/2004
Afro-descendentes e alunos de escola pública terão direito a 40% das vagas

(Curitiba) O CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná – UFPR) determinou, durante a reunião de quinta-feira (06/05), que a UFPR passará a aplicar a política de cotas a partir do próximo vestibular. Na última sexta-feira foram definidos os índices. Por 21 votos a 19, foi implantada a reserva de 20% das vagas para alunos afro-descendentes e mais 20% para oriundos de colégios públicos. A medida tem a intenção de aumentar a diversidade social dentro da Universidade, proporcionando maior oportunidade para aqueles que tem dificuldades de ingressar no ensino superior.

O Conselho volta a se reunir nesta segunda-feira (10/05) para decidir sobre o percentual de vagas destinadas a indígenas. As cotas serão aplicadas somente para os que tenham atingido a nota mínima do vestibular, que varia conforme o curso optado. Tudo de acordo com critérios estabelecidos pelo Núcleo de Concursos da Universidade.

O sistema adotado para a disputa de vagas reservadas é o da auto-declaração. Os que forem aprovados pelo sistema de cotas serão acompanhados por uma comissão, até mesmo para evitar fraudes, tendo em vista que os alunos assinam termo de veracidade das informações no ato da inscrição do vestibular.

A CUT defende a política de reserva de vagas, conforme resolução do 8º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que indica: “reafirmar a resolução do IV ENSAR em defesa das cotas para a população negra nas Universidades públicas”.

Fonte: Informa CUT PR

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]