Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

28 de agosto | Dia da Bancária e do Bancário

Neste domingo, 28 de agosto, é o Dia do Bancário e da Bancária. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região parabeniza todos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro pelo seu importante papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil e por seu exemplo de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Porém, nesta data, o que mais a categoria gostaria é do reconhecimento por parte dos bancos de todos os esforços feito para manter altos lucros dessas instituições há muitos anos.

“Hoje, mais do que nunca, temos que lembrar da nossa história de lutas e conquistas. Mais uma vez, precisamos manter a categoria unida e nos fortalecer para lutarmos pelo reconhecimento dos banqueiros aos nossos esforços. Chega de enrolação, queremos uma proposta decente da Fenaban nas negociações da Campanha Nacional 2022”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Fermino.

Histórico

Foi no dia 28 de agosto de 1951 que os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.

Importância da greve

Mas, além do reajuste, a greve de 1951 também fez surgir Sindicatos de Bancários em vários pontos do País. Assim, também é indiscutível a importância da greve para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas. Os bancários são, inclusive, a única categoria a ter uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional. Outro mérito da greve de 1951 foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir desta contestação, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese surgiu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.

Fundação da CUT

28 de agosto também deve ser comemorado como dia de luta por ser o dia de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983, ainda durante a ditadura militar. Desde então, a CUT se tornou a maior central sindical do País, organizando e capitaneando muitas lutas em prol dos trabalhadores.

📢 Especial Campanha Nacional dos Bancários 2022

🌎 FASE 3 | Tudo o que já publicamos sobre as mobilizações

🌎 FASE 2 | Tudo o que já publicamos sobre as negociações 

🌎 FASE 1 | Tudo o que já publicamos sobre a organização

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]