Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Santander paga segunda parcela da PLR no dia 28 de fevereiro

Anúncio de data ocorre oito dias após Contraf-CUT solicitar antecipação de PLR aos principais bancos.

O Santander informou nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, que irá pagar no dia 28 de fevereiro a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), referente a 2022. Na data, o banco fará também o pagamento de regra básica da PLR, adicional da PLR, PPR, PPE e PPG para os funcionários elegíveis.

💰 Lucro do Santander tem queda de 21% em 2022

📌 Confira aqui todas as informações disponíveis sobre a PLR 2022

Recebem a PLR empregados ativos, afastados por doença ou licença maternidade/paternidade e demitidos sem justa causa a partir de 02 de agosto. O Santander informou que realizará o pagamento conforme a regra da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que vai majorar os salários em até 2,2 salários, além do teto da parcela adicional, esta no valor de R$ 3.171,95. O que será pago no dia 28 de fevereiro é a segunda parcela da PLR 2022, descontado o valor pago como antecipação em setembro de 2022. Na mesma data será creditado o PPRS (programa próprio de remuneração do Santander) no valor de R$ 3.355,73, mais a PPG (Programa Próprio para os cargos de Gestão) e a variável do segundo semestre de 2022.

A anúncio ocorre oito dias após solicitação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os bancos privados têm até o dia 01 de março de 2023 para realizar o depósito.

A Contraf-CUT baseou o pedido de adiantamento ao fato de, nos dois primeiros meses do ano, “concentrarem-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar”, disse a entidade em ofício. O acordo firmado na CCT 2022 estabeleceu reajuste de 13% na parcela adicional da PLR e correção do INPC (8,83%) na regra básica. A primeira parcela da PLR foi paga no dia 30 de setembro do ano passado.

Conquista da categoria

A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias, destaca que a PLR dos bancários “é uma conquista, junto ao movimento sindical”. A categoria foi a primeira no país a obter o direito, em CCT nacional de 1995. A representante dos trabalhadores observa ainda que, com o rombo bilionário das Americanas S.A., o Santander sofreu redução de 21,1% do lucro de 2022 em relação ao ano anterior, o que poderia ter afetado o valor final da PLR e da PPRS. “Porém isso não ocorreu, graças ao acordo coletivo, que tem como objetivo, além de garantir direitos, minimizar os impactos da oscilação do mercado no rendimento dos trabalhadores”, completa.

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato nos seus contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]