Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Atenção! Prazo para utilizar a folga assiduidade termina em 31 de agosto

Os bancários e bancárias que ainda não aproveitaram a folga assiduidade devem fazer a solicitação ao RH do banco para utilizar até 31 de agosto de 2022. A folga assiduidade é um direito garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. Tem direito ao dia livre o trabalhador sem falta injustificada entre 01 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021, e com no mínimo um ano de vínculo empregatício com a instituição financeira.

Conforme consta na CCT da categoria, a data escolhida não pode ser imposta ao trabalhador. Ela deve ser um consenso entre o bancário e o gestor ao qual é subordinado. O banco que já concede qualquer outra folga, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade”, “folga de aniversário”, fica desobrigado de conceder o abono, previsto na Cláusula 24 da CCT.

Conquista da categoria

A folga assiduidade foi conquistada na Campanha Nacional de 2013 para todos os bancários que tenham, no mínimo, 12 meses de vínculo empregatício. Trata-se “de um dia de ausência remunerada ao empregado que não tenha nenhuma falta injustificada”. Segundo a CCT 2020/2022, a folga assiduidade pode ser usufruída no período entre 01 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022, relativamente à frequência de 01 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.

Fonte: SP Bancários

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]