Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Banrisul suspende mudança no regime de teletrabalho que entraria em vigor em junho

Após pedido dos empregados da área de Tecnologia da Informação (TI) e do movimento sindical, o Banrisul aceitou suspender o retorno ao regime de trabalho presencial a partir do dia 01 de junho. No entanto, de acordo com o banco, mudanças no modelo vigente serão necessárias. O Banrisul informou ainda que irá dialogar com o movimento sindical para encaminhar a pauta.

Histórico

No dia 19 de maio, os empregados do banco haviam recebido comunicado de que o modelo de trabalho híbrido seria alterado já no mês junho. A notícia gerou revolta dos empregados. Ao saber da alteração, os empregados da área de TI se mobilizaram rapidamente e arrecadaram 448 assinaturas em um abaixo-assinado contrário à decisão do Banrisul. No dia 23, mais de 300 empregados participaram de uma plenária sobre as mudanças no sistema de teletrabalho impostas pelo banco.

Reflexo desta mobilização, o Comando dos Banrisulenses realizou reunião com o Banrisul no dia 24 para discutir o tema. Os membros do movimento sindical questionaram a medida repentina por parte do banco e destacaram o impacto que a decisão poderia provocar na vida dos empregados e também na atividade da empresa.

Para o movimento sindical, não estão claros os critérios utilizados pelo banco para basear a decisão. Por isso, o Comando dos Banrisulenses tem exigido reiteradamente que o banco mapeie os postos passíveis de teletrabalho, em todas as áreas, e quais têm maior ou menor grau de necessidade presencial, para as pessoas se organizarem dentro da carreira.

Atualmente, o teletrabalho é organizado por cada gerência conforme suas demandas, e conta com a exigência de quatro dias de atividades presenciais ao mês, além de prever trabalho remoto integral em alguns casos. A mudança do regime de teletrabalho deve voltar a ser discutido com o Banrisul no mês de junho.

Fonte: Fetrafi-RS

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]