Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BB empurra idosos para correspondente Banco Postal

PROPAGANDA INFILTRADA EM NOVELA DA GLOBO ESTIMULA PESSOAS DA TERCEIRA IDADE A PROCURAR OS CORREIOS PARA FAZER MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS

 

Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, o Banco do Brasil anunciou que 75 mil contas foram abertas no Banco Postal, correspondente do BB dentro dos Correios, somente nas duas primeiras semanas de 2012. O Banco Postal iniciou suas operações dia 02 de janeiro em todo o país e, no último sábado, 14 de janeiro, escancarou em rede nacional de televisão uma de suas reais intenções: tirar idosos de dentro das agências bancárias e empurrar para dentro dos Correios.

 

O estímulo à mudança de local para realização de operações bancárias ocorreu no meio da novela das seis, da Rede Globo, “A Vida da Gente”, que inseriu na trama um diálogo entre dois personagens da terceira idade, um contando ao outro as vantagens de ir ao Banco Postal para pagar faturas, abrir conta bancária, realizar saques e todos os outros serviços autorizados a serem prestados pelos correspondentes bancários.

 

O Sindicato dos Bancários de Curitiba denuncia desde julho de 2011, com a assinatura do acordo, que o BB pretende utilizar o Banco Postal para “ampliar o atendimento bancário” para as classes C e D, e que entre os problemas dessa parceria com os Correios está a precarização das relações de trabalho, já que utiliza funcionários dos Correios para prestar serviço bancário sem a equiparação salarial, por exemplo.

 

No Banco Postal, os salários chegam a ser 80% menores que dos bancários, não há direitos assegurados pela Convenção Coletiva da categoria, mas muitos dos serviços realizados dentro dos bancos também são efetivados pelos Correios.

 

Falta de segurança – Minimamente, nas agências bancárias os clientes são protegidos por portas com detectores de metais, dois vigilantes e mais um item de segurança, como monitoramento por câmeras ou uso de biombos nos caixas.

 

Já nas agências dos Correios, não há obrigatoriedade desses itens de segurança e os clientes ficam expostos, já que há a possibilidade de realização de todos os serviços bancários que o Banco Central autoriza seus correspondentes a prestar.

 

Contas abertas – De acordo com dados divulgados pelo vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações do Banco do Brasil, Dan Conrado, 75 mil contas foram abertas no Banco Postal nas duas primeiras semanas de parceria entre o BB e os Correios, correspondendo a 65% de todas as contas abertas pelo BB no período. O banco afirma que o Banco Postal está presente em 95% dos 5.565 municípios do país.

 

Em matéria publicada na Agência Brasil, ainda há a divulgação de outros dados da atuação do Banco Postal, como a realização de 3,5 milhões de transações como saques, depósitos e recebimento de contas de serviços, além de pagamentos de 42 mil benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e que essas operações somaram R$ 600 milhões.

 

Saiba mais:

 

Bancários querem novo modelo de Banco Postal com BB

 

BB elitiza e quer Banco Postal para atender classe C

 

BB: Banco Postal e a precarização do trabalho bancário

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]