Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BRADESCO CONCLUI CAPTAÇÃO DE 200 MILHÕES DE EUROS COM PRAZO DE 10 ANOS

O Bradesco concluiu hoje uma captação no exterior no valor de 200 milhões de euros (cerca de US$ 250 milhões) com vencimento em 10 anos, por meio da emissão de dívida subordinada, que entra no balanço do banco como capital e aumenta sua capacidade de oferecer empréstimos.

A dívida subordinada, em caso de falência da empresa, é a última a ser paga. Ou seja, fica subordinada ao pagamento dos demais credores. A dívida subordinada para os bancos nacionais, que têm grande rentabilidade, é bem mais barata do que a emissão de uma ação.

A intenção do banco, inicialmente, era captar 150 milhões de euros, mas a demanda superou 225 milhões de euros.

Segundo o diretor-executivo do Bradesco, José Guilherme Lembi, o retorno aos investidores será de 8,20% ao ano.

A emissão recebeu ordens de 73 investidores, principalmente na Europa. Tiveram interessados também de Hong Kong e Cigapura.

Lembi destaca que essa é a primeira emissão de dívida subordinada e com seguro de contra riscos político feita em euros por uma empresa brasileira. Além disso, é a primeira captação de longo prazo em euros realizada por um emissor brasileiro.

“O mercado europeu não estava acostumado com esse tipo de operação. Fizemos um road show na Europa no ano passado e convencemos os europeus que esse é um bom investimento”, disse.

Para Lembi, o mercado está voltando à “normalidade”, após a crise política interna que afastou parte dos investidores estrangeiros e a onda de medo de terrorismo no mercado internacional que aumentou a aversão ao risco.

Os recursos, segundo Lembi, ainda não têm um destino definido. Podem ser usados para financiamento às exportações ou importações. O dinheiro entra no país no próximo dia 15. A dívida vence em 15 de abril de 2014.

IVONE PORTES
da Folha Online

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]