Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CEE/Caixa negocia incorporação do plano REB com a Funcef

Trabalhadores cobram reparar desvantagens do REB e a incorporação ao Novo Plano.

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reúne nesta quarta-feira, 06 de setembro, com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) para tratar sobre a incorporação do Plano de Benefícios (REB) ao Novo Plano. “Trata-se de uma reivindicação antiga, desde a criação do Novo Plano, em 2006, para tentar reparar as desvantagens do REB, que havia sido criado em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, que preparava Caixa para a privatização”, lembrou a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

Após várias tratativas, entre avanços e retrocessos, uma metodologia para a incorporação foi apresentada em mesa de negociação em outubro de 2014 e a incorporação foi incluída em cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho de 2014/2015. Mas, em 2017, durante o governo Temer, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), criou impeditivos em relação aos cálculos retroativos. As negociações ficaram emperradas durante todo o governo Bolsonaro.

“Vamos retomar as negociações para buscar os reparos do REB”, disse a coordenadora da CEE/Caixa. A reunião será realizada de forma remota, por plataforma de videoconferência, a partir das 15h00.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]