A CNB/CUT enviou nesta quarta-feira, dia 24, carta ao HSBC Bank Brasil S.A. No documento a Comissão dos Empregados do HSBC solicita mais contratações para dar vazão a grande demanda de trabalho originada no horário estendido de atendimento.
Para solucionar os problemas ocasionados na vida de todos os funcionários e que tiveram repercussões na organização do trabalho, a COE propõe:
– Imediata padronização do horário de atendimento de todas as agências com horário estendido para das 9h às 17h com a criação de dois turnos de trabalho, conforme proposta protocolada junto à Fenaban;
– Contratação de no mínimo dois trabalhadores para a parte administrativa/back office das agências;
– Implantação do Ponto Eletrônico para os gerentes: geral e administrativo.
A COE ainda manifestou a rejeição pela proposta de abertura de agências aos sábados.
Veja a carta enviada ao banco na íntegra a seguir.
São Paulo, 22 de agosto de 2005.
Ao
HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo
Att. Sr. Emílson Alonso
M.D. Presidente
Em reunião realizada no dia 17/08, da Comissão de Organização dos Empregados do Banco HSBC – COE/Hsbc, com a participação de representantes de todo o país, constatamos a necessidade de providências urgentes no tocante ao horário estendido de atendimento nas agências e suas repercussões na organização do trabalho e na vida de todos os funcionários.
Face aos problemas ocasionados à partir da medida tanto para os funcionários quanto para os clientes, gerados pela sobrecarga de trabalho, transferências de funcionários entre as agências, que além de insuficiente prejudica a dependência que cede, aumento das metas, casos de assédio moral e consequentemente dos problemas de saúde (doenças ocupacionais), falta de caixas exclusivos para atendimento preferencial (gestantes, idosos, e deficientes físicos), falta de tempo por parte dos gerentes para a demanda interna de trabalho, dentre outros, reivindicamos:
Imediata padronização do horário de atendimento de todas as agências com horário estendido para 09:00 h às 17:00h, a criação dos dois turnos de trabalho, conforme proposta protocolada junto à Fenaban,
Contratação de no mínimo dois trabalhadores para a parte administrativa/back office das agências, Implantação do Ponto Eletrônico para os gerentes: geral e administrativo
Solicitamos pronunciamento de V.Sª. sobre estas reivindicações até o dia 31/08.
Aproveitamos para informar que após os debates, foi rejeitada a proposta de abertura de agências aos sábados.
Oportunamente encaminharemos pauta para continuarmos os debates a respeito dos programas de remuneração variável (PPR/PTI/Desafio do Emílson, etc), Saúde e Condições de Trabalho e Plano de Cargos e Salários.
Atenciosamente,
CNB/CUT
Secretaria Geral Secretaria de Organização