Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

COE/Bradesco avalia Campanha 2010 e planeja 2011

Organizada pela FETEC-CUT-PR, a reunião da Comissão de Organização de Empregados (COE) do Bradesco aconteceu nesta terça-feira, 14 de dezembro, em Cornélio Procópio. Participaram da reunião representantes dos bancários de Curitiba, Campo Mourão, Toledo, Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Umuarama e Paranavaí.

Já no início, a COE fez uma avaliação da Campanha Nacional dos Bancários de 2010. Aninoel Pedroso de Couto, do Sindicato de Umuarama, reforça que a estratégia utilizada pelo Bradesco diante a greve foi igual em todo o estado: interditos proibitórios, atas notariais e boletins de ocorrência. “Além disso, houve também gerente abrindo portas desativadas para a entrada de funcionários e gerente levando funcionário em porta-malas de carro”, lembra Aninoel.

José Roberto Brasileiro, dirigente sindical de Apucarana, acredita que em 2011 os bancários terão mais dificuldades durante a campanha salarial. “Com a mudança do governo estadual para o PSDB, poderemos ter mais problemas com a polícia”, avalia.

Já Ademir Vidolin, representando o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, acredita que as dificuldades para a Campanha de 2011 vão além da polícia. “O aumento diferenciado e menor aos gerentes neste e ano e, provavelmente, no ano que vem trará mais antipatia entre os gerentes das agências e o Sindicato, o que pode prejudicar uma possível mobilização”, pondera.

Planejamentos para 2011 — Durante o encontro, também já foram elaboradas missões e ações para o próximo ano, que serão levados para o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais, em fevereiro de 2011.

Assédio Moral – Os sindicatos devem buscar mais conhecimento sobre o tema, informando-se sobre a cláusula 51ª da CCT 2010/2011, visando a formação de averiguação de assédio moral, que verificará os conflitos nos locais de trabalho, como definido em assinatura de acordo com os bancos. A FETEC orientará os sindicatos sobre o formato da assinatura do acordo e, como orientada pela COE, deve organizar para março ou abril de 2011 um seminário sobre Assédio Moral, para esclarecer questões ao movimento sindical.

Segurança Bancária – Em busca de tornar a segurança bancária de fato eficiente, a COE considera urgente que se solicite às câmaras dos vereadores a aprovação de leis de obrigatoriedade de portas de segurança. Também será solicitado que o transporte de valores seja fiscalizado pela Polícia Federal, uma vez que diversas vezes este transporte é feito pelo próprio bancário, que coloca sua vida em risco. Os sindicatos também não descartam que sejam feitas denúncias ao Ministério Público do Trabalho, se necessário.

Contra Ponto – A COE solicitará a ajuda da FETEC para organizar reuniões trimestrais. A primeira reunião deve ocorrer em Curitiba, entre fevereiro e março, após o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais; a segunda reunião ainda não tem local definido. Durante estes encontros, cada representante deverá levar as demandas de seus sindicatos, para que então a COE faça os encaminhamentos necessários. O Contra Ponto continuará tratando de assuntos de relevância nacional, mas focando, principalmente, em temas do estado do Paraná.

Além destes pontos, outros problemas foram levantados como as mensagens de texto enviadas para os celulares dos bancários fora da jornada e o assédio moral de gerentes que pressionam as funcionárias para não tirarem os seis meses de licença maternidade.

Por fim, a orientação é que cada sindicato envie para Ademir Vidolin, de Curitiba, e Joseph Sonego, de Londrina, uma lista com nome e e-mail dos diretores do Bradesco de suas entidades, liberados ou não, para a formação de uma mala direta para troca de informações. O prazo é de sete dias a partir do recebimento da mensagem de solicitação.

Ademir Vidolin: ademir@bancariosdecuritiba.org.br
Joseph Sonego: josephsonego@gmail.com

Em 2011, a COE continuará sendo um mecanismo constante de tensionamento com o Bradesco.

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]