Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confira o calendário da Campanha Nacional dos Bancários 2022. Agende-se e participe!

Quadro com informações de datas sobre o calendário da campanha nacional dos bancários 2022

Atualizada às 9h50 do dia 19 de abril de 2022 para readequação de datas nacionais.

O ano de 2022 será repleto de acontecimentos importantes para toda cidadã e cidadão brasileiros, num ano de reafirmação do processo democrático representado pelas eleições, e a categoria bancária tem outro desafio: fortalecer a luta coletiva durante o processo de organização da Campanha Nacional dos Bancários 2022.

A Campanha Nacional é o momento de formulação de reivindicações sobre condições de trabalho, emprego, subsídios financeiros. A organização da categoria bancária é unitária nacionalmente e envolve todos os bancos públicos e privados, o que significa que o produto das negociações, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) tem vigência em todo o país e para trabalhadores de todas as instituições financeiras.

Neste ano, esse processo organizativo e representativo é retomado, já que em 2021 ainda estava em vigência o acordo assinado por dois anos em 2020. Com o fim da chamada ultratividade, excluída da legislação na Reforma Trabalhista, o risco de perder direitos historicamente adquiridos e garantidos pela CCT é totalmente dos trabalhadores. Significa que, com o fim da vigência da CCT, na data-base em 01 de setembro, os direitos não estão prorrogados até o fim das negociações e aprovação de novo acordo.

E é por esse motivo que o Comando Nacional dos Bancários, coletivo de representação dos trabalhadores da categoria, anunciou que neste ano o calendário da Campanha Nacional 2022 será antecipado e começa em abril. “Temos desafios enormes nesta campanha salarial: manter a categoria com os benefícios e avanços que conquistamos ao longo do tempo e afastar prontamente dentro desse processo os ataques aos direitos que vieram das reformas trabalhistas”, afirma Antonio Luiz Fermino, presidente do Sindicato. “Neste ano teremos campanha eleitoral e campanha salarial. Sabemos que esses dois eventos são de extrema importância e os dois têm peso, pois os banqueiros jogam com esse momento, buscando algum benefício a mais em detrimento dos nossos direitos. O grande desafio desse ano é manter o aumento real e manter todos os benefícios de uma categoria organizada e de luta que é a categoria dos bancários”, alerta.

Consulta com a base
A Campanha Nacional 2022 tem início coletivamente, quando os trabalhadores respondem, em seus locais de trabalho, uma consulta sobre suas principais demandas, dúvidas e denúncias. No Paraná, essa consulta é organizada pela FETEC-CUT-PR e deve começar a circular nos próximos dias, ainda no início de abril, em meios impressos e também virtuais.

Deonísio Schmidt, presidente da Fetec, apresentou na noite de 28 de março a dirigentes sindicais a consulta que será utilizada para saber quais são as prioridades da categoria para as negociações neste ano. O material foi amplamente debatido entre os dirigentes da Fetec. “Com base nesta consulta, iremos levar para o Comando Nacional os anseios dos bancários e bancárias paranaenses. A participação da categoria será muito importante para esta campanha. Acredito que todos ficaram satisfeitos com o questionário montado pela Fetec”, avalia.

A consulta elaborada pela Fetec irá subsidiar os debates durante a Conferência Estadual. No mês de maio, uma nova consulta, nacional, será aplicada pela Contraf, sistematizando em todo o país as demandas locais. Deonísio e Fermino são os representantes do Paraná no Comando Nacional dos Bancários e participam das negociações com a Fenaban.

Conferência Regional
Após a formatação da pesquisa em âmbito estadual, o Sindicato vai realizar sua Conferência Regional nos dias 29 e 30 de abril. É de fundamental importância a presença das trabalhadoras e dos trabalhadores nesse encontro, pois é nesse momento que são definidas as propostas locais que serão apresentadas nas demais instâncias de definição da minuta de reivindicações. É também nesta Conferência que são eleitos os delegados de Curitiba e região para participar das próximas etapas do debate e construção da Campanha Nacional dos Bancários.

“A conferência regional e a estadual são extremamente importantes para a categoria, porque é nosso momento de mobilização, é o nosso momento de construção desse projeto, que vai culminar lá na frente com a vitória na campanha salarial deste ano. A participação de todos os trabalhadores da categoria é de extrema importância e o nosso desafio para essas conferências é fazer com que o bancário se sinta parte desse processo, que participe na definição das nossas bandeiras, das nossas pautas, para que a gente possa ter uma campanha salarial vitoriosa pós-pandemia para a categoria bancária e para a categoria financiária”, define Antonio Fermino, presidente do Sindicato.

Calendário da Campanha Nacional

>> 29 e 30 de abril :: Conferência Regional dos Bancários de Curitiba e região
>> 10 a 12 de maio :: Encontro Estadual de Bancos Privados
>> 13 a 15 de maio :: Encontro Estadual de Bancos Públicos
>> 27 e 28 de maio :: Conferência Estadual dos Bancários do Paraná
>> 9 de junho :: Encontro Nacional de Bancos Privados (Bradesco, Itaú e Santander)
>> 9 e 10 de junho :: Congresso Nacional de Bancos Públicos
>> 10 a 12 de junho :: 24ª Conferência Nacional dos Bancários
>> 13 de junho :: Assembleias para aprovação da minuta de reivindicações
O local definido pelo Comando Nacional dos Bancários para a realização do 38º Conecef, do 33º CNFBB, e dos Encontros Nacionais dos Bancos Privados (Bradesco, Santander e Itaú) e da 24ª Conferência Nacional é o Holiday Inn São Paulo Parque Anhembi (Rua Professor Milton Rodríguez nº 100 – Parque Anhembi, São Paulo).

 

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e Região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]