Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Debates sobre Organização Sindical e ampliação da Sindicalização são destaques na 5ª Conferência Temática da UNI Américas

Dirigente do Sindicato de Curitiba, Katlin Salles, participou do painel “Vamos construir o nosso futuro com novos direitos”, com representantes dos países Argentina, Chile, Peru e Brasil

Na última quinta-feira, 30 de junho, foi encerrada a 5ª Conferência Temática da UNI Américas, realizada no Brasil. A diretora da Secretaria de Políticas Sociais e Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Katlin Salles, participou do painel “Vamos construir o nosso futuro com novos direitos”. Além de destacar na Conferência o papel dos sindicatos na defesa dos direitos humanos, na luta por igualdade de gênero e as democracias no continente americano, a dirigente falou sobre o comprometimento dos sindicatos na construção do futuro de atuação a partir das mudanças no mundo do trabalho.

“As entidades sindicais estão comprometidas e empenhadas em avançar na organização sindical, o mundo está mudando e os sindicatos têm atuado frente a todas as dificuldades, têm inovado na sua prática, na sua comunicação e na sua atuação. O movimento sindical é o caminho para proteger os direitos que já conquistamos e para conquistar novas pautas em prol do trabalhador”, situa.

“Esse evento é riquíssimo de informações e a minha participação nessa Conferência é focada em construir o nosso futuro, com novos direitos, atenta em como os sindicatos vão se renovar e começar uma nova atuação frente às mudanças tecnológicas, de práticas, de novos pensamentos. São muitos trabalhadores jovens nas bases, dentro do nosso ramo financeiro principalmente. Precisamos conquistar novos direitos considerando as novas formas de trabalho que tem surgido, inovar nas convenções coletivas e trazer temas de saúde, que têm se mostrado o grande problema do século, e tratar questões de tecnologia, de novas formas de trabalho como uma prioridade. A nova forma de fazer sindicalismo é um dos temas principais do novo planejamento da UNI Global e da UNI Américas”, explica Katlin.

dirigente katlin salles falando ao microfone

#EuFaçoParte

A organização do movimento sindical está cada vez mais preocupada em demonstrar aos trabalhadores da base a importância de todos e todas serem parte desse processo, como ocorre em Curitiba, com a campanha #EuFaçoParte, afinada com os debates internacionais.

“Nós vamos construir nossos direitos e dizer aos trabalhadores que ele e eu somos o Sindicato. Eu acredito que essa é a melhor maneira e esse é o caminho para construirmos um Sindicato forte, que está na organização sindical. O poder do Sindicato está num Sindicato unido com a base. Precisamos atuar e conquistar o poder com um Sindicato organizado entre os trabalhadores de base e trabalhadores dirigentes sindicais”, exemplifica.

Katlin relata, ainda a emoção em participar de um evento internacional com representações de mais de 24 países da América: “é simplesmente magnífico. A gente teve a oportunidade de conhecer as atitudes, renovações, que outros países estão tendo para atuar frente às dificuldades, não só as convergências das mudanças no mundo do trabalho, mas também  partir das transformações da pandemia”, finaliza.

5ª Conferência Temática da UNI Américas

A 5ª Conferência Temática da UNI Américas, realizada em Fortaleza-CE nos dias 29 e 30 de junho, reúne mais de 600 dirigentes sindicais de 24 países, que representam 124 organizações de trabalhadores filiadas à UNI Global Union.

A Contraf-CUT, uma das anfitriãs do evento, participou com uma delegação de cerca de 100 sindicalistas, sendo três representantes do Sindicato de Curitiba e região: além de Katlin, que participou dos debates sobre organização sindical, estiveram no encontro internacional o presidente da entidade, Antônio Luiz Fermino (temática bancos públicos), Danielle Perini Bittencourt, que é secretária-geral da FETEC-CUT-PR (temática mulheres) e o representante da Juventude Paraná, Bruno Wunderlich.

Com o tema “Vamos defender nossos direitos e construir nosso futuro”, o evento teve suas atividades voltadas para analisar o papel do movimento sindical e construir uma agenda de atuação no novo cenário político que se forma na região, com a eleição, nos últimos anos, de governos progressistas em vários países do continente, como México, Chile, Argentina, Honduras, Peru, Bolívia, Colômbia.

Durante a abertura, a Conferência aprovou uma moção de repúdio ao presidente da Caixa, que foi denunciado por empregadas do banco de ter cometido graves casos de assédio moral e sexual contra elas. A moção foi lida pela presidenta da UNI Finanças mundial e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Rita Berlofa.

UNI Américas

Com sede em Montevidéu, a UNI Américas, à qual a Contraf-CUT é filiada, é o braço regional da UNI Global Union, que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, nos setores de finanças, meios e entretenimento, esportes, cuidados, limpeza, segurança, comércio, cassinos, serviços postais, gráfica e embalagem e telecomunicações.

 

#SindicatoNasRedes
Facebook
www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]