Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Financiários aprovam proposta e mantêm direitos

Com mais de 98% dos votos, os financiários da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região aprovaram, em assembleia online realizada no dia 10 de outubro, a proposta apresentada pela Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi). Com isso, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria foi renovada por dois anos, com validade é 01 de junho de 2022 a 31 de maio de 2024. A CCT foi assinada na tarde desta terça-feira (11), na sede da Fenacrefi, em São Paulo.

📌 Leia mais: Financiários assinam CCT com a Fenacrefi

A proposta aprovada prevê, para 2022, reajuste de 9% nos salários e nas cláusulas econômicas e reajuste de 12% nos vales alimentação e refeição, além de reajuste de 11,9% nos valores fixos, teto e parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e vale abono alimentação de R$ 800,00. As diferenças salariais retroativas a 1º de junho (data-base dos financiários) deverão ser pagas até a folha de outubro de 2022 e a 13ª cesta alimentação e o abono alimentação serão creditados até 30 de novembro. Para 2023, a proposta garante reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + 0,3% de aumento real (exceto para PLR, que será reajustada somente pelo INPC do período). Também serão mantidas por dois anos todas as cláusulas sociais já previstas na CCT anterior.

Uma conquista importante na Campanha deste ano foi a criação de grupos de trabalho bipartites (ou seja, com representantes dos trabalhadores e das financeiras) para discussão de temas relevantes para a categoria, como a organização do ramo financeiro, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a regulamentação do teletrabalho, entre outros assuntos.

Veja a proposta completa:

Campanha dura

“Foi uma campanha dura, com negociações que se estenderam por quase três meses e propostas rebaixadas das financeiras. Até que conseguimos uma proposta digna da Fenacrefi. Fechamos mais uma campanha, que garantiu reajuste decente para os financiários e a manutenção de todos os direitos previstos na CCT anterior. Diante da atual conjuntura que atravessamos no país, com ataques aos direitos dos trabalhadores, podemos dizer que tivemos uma campanha vitoriosa”, avalia o coordenador do Coletivo dos Financiários da Contraf-CUT, Jair Alves.

📌 Confira o calendário de negociações da Campanha Nacional dos Financiários 2022

Na assembleia, os financiários também aprovaram a contribuição negocial, que corresponde a um desconto de 1,5% sobre salário e PLR.

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: SEEB Curitiba, com informações do SP Bancários

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]