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GT de Saúde se reúne com Itaú para debater o canal de denúncias interno

Para o movimento sindical, sigilo absoluto da denúncia e um retorno satisfatório sobre as ações tomadas são fundamentais.

Dando continuidade ao compromisso de zelar pela saúde e condições de trabalho dos bancários, o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta terça-feira, 17 de outubro, para discutir o aprimoramento do canal interno de denúncias. O ombudsman do Itaú fez uma apresentação sobre o atual canal de denúncias e revelou os números de apurações e as ações empreendidas em relação a condutas inadequadas. Durante a apresentação, ele ressaltou a importância da divulgação do canal de denúncias e forneceu informações sobre como os funcionários podem reportar incidentes, incluindo vídeos e podcasts que abordam a construção de ambientes saudáveis com ênfase na segurança psicológica.

O movimento sindical expressou preocupações em relação à confiabilidade do canal de denúncias entre os bancários. “Muitas denúncias são encaminhadas ao banco por meio de canais internos. Nós reivindicamos maior agilidade nas apurações, bem como total preservação da identidade do denunciante. O sigilo absoluto da denúncia e um retorno satisfatório sobre as ações tomadas são fundamentais”, afirmou a coordenadora do GT, Luciana Duarte. “É essencial que os bancários se sintam seguros ao denunciar casos de assédio moral, assédio sexual ou qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho”, completou.

O GT de Saúde enfatizou que é inaceitável que, em alguns casos, denunciantes sofram retaliações, como demissões ou transferências, o que permite que os assediadores continuem impunes. “Nós apresentamos exemplos da necessidade de uma ação mais efetiva nesse sentido. A criação de relações saudáveis e respeitosas no ambiente de trabalho é uma prioridade inegociável”, garantiu Luciana. Outra demanda apresentada pelo movimento sindical foi a participação ativa na apuração dos casos de denúncia. O banco se comprometeu a reavaliar as situações discutidas durante a reunião e a continuar o diálogo sobre esse tema crucial.

Avaliação

“Para eficácia em qualquer canal de denúncia, é imprescindível não somente a proteção de quem denuncia, mas também a exigência de reposicionamento comportamental do denunciado. É preciso banir qualquer tipo de assédio, por isso, é muito importante que os bancários conheçam a Cláusula 61 da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que trata de prevenção de conflitos para esses casos. Acrescento ainda que o Sindicato está aqui para fazer valer esse direito, tão essencial para o cuidado da saúde psicológica de toda categoria”, avalia a representante do Paraná no GT de Saúde do Itaú, Ana Fideli.

📌 Clique aqui para acessar a CCT da categoria bancária. 

Fonte: Contraf-CUT

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