Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

HSBC altera forma de pagamento da PSV

FUNCIONÁRIOS FICAM INDIGNADOS COM ALTERAÇÃO NA DATA DE PAGAMENTO 

 

A direção do banco HSBC anunciou que está mudando o pagamento do Programa Semestral Variável (PSV), utilizando-se de dispositivo da Lei 10.101 que regula a participação nos lucros e resultados (PLR) pela qual em seu Artigo 3o. Parágrafo 2º. é vedado o pagamento ou qualquer antecipação ou distribuição de valores a titulo de PLR inferior a um semestre civil ou mais de duas vezes no mesmo ano civil.

 

O Sindicato cobrou da direção do banco esclarecimentos com relação a medida e a mesma alega que ao descumprir o artigo citado acima qualquer instituição financeira pode ser autuada pela Receita Federal. No entanto cabe lembrar também que a mesma lei diz que no instrumento deveriam constar regras claras e objetivas inclusive com mecanismos de aferição, cumprimento aos prazos para revisão do acordo e programas pactuados previamente.

 

Mais uma vez o PPR do HSBC é motivo de preocupação e descontentamento entre os funcionários e sindicalistas, é urgente que a diretoria de RH do banco reveja este programa e dê ouvidos ao sindicato. A Comissão de Empregados vem alertando ao banco que este programa precisa ser revisto, as regras são constantemente alteradas e toda vez que isto acontece os funcionários são prejudicados e ficam descontentes. "A Comissão de Funcionários do PPR por si só não tem forças para promover alterações significativas por dentro com peso coletivo. A falta de transparência e dificuldades impostas pelo banco impede que o sindicato interfira diretamente", relata Carlos Kanak, coordenador nacional da COE HSBC.

 

Por último, o Sindicato se preocupa com a informação de alguns funcionários dizendo que os gestores iriam autorizar empréstimo ou linha de crédito para funcionários que tenham assumido compromisso financeiro e venham a ter alguma dificuldade para honrar compromissos. "O Sindicato não vai aceitar que os funcionários assumam dividas ou paguem juros em função desta medida", afirma Carlos Kanak.

 

Assédio no HSBC – Por solicitação da diretoria do banco a reunião sobre assédio em função das diversas reclamações contra o Sr. Jorge França foi transferida para segunda-feira, dia 18/07 no Palácio Avenida.

 

 

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]