Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Implantadas as mesas temáticas de Terceirização e PLR


Foto: Jailton Garcia/Contraf-CUT

A primeira reunião deste ano da Contraf-CUT, Federações e Sindicatos com a Federação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos (Fenacrefi) definiu nesta quinta-feira (17), em São Paulo, os grupos de trabalho sobre Terceirização e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A instalação das mesas temáticas é uma conquista da Campanha Nacional 2015 e hoje foi dado o primeiro passo para que comecem a trabalhar.

Os grupos bipartite, formados pelos representantes dos financiários e das empresas, vão discutir um novo modelo de PLR e os problemas relacionados à terceirização. A Fenacrefi ficou de passar, aos representantes dos trabalhadores, uma agenda com as datas de trabalho das mesas temáticas nos próximos dias. Os dirigentes sindicais acreditam que os trabalhos das mesas temáticas irão contribuir para melhorar as condições de trabalho dos funcionários.

Terceirização
A Contraf-CUT estima em mais de 500 mil o número de trabalhadores que prestam serviços para as financeiras, em todo o Brasil. Mas na base da Fenacrefi há apenas 10 mil. “A discussão dessa mesa de terceirização é extremante importante para fazer um raio x da realidade da categoria. Informações que serão trazidas para a mesa pelos nossos sindicatos e federações. Esperamos que a partir deste trabalho, muitos trabalhadores, que estão sem representatividade sindical, tenham seus direitos garantidos”, explica Jair Alves dos Santos, coordenador da Comissão dos Financiários.

PLR
Em função do grande número de trabalhadores no setor terceirizados, a garantia de direitos, como a PLR, também são prejudicados. O grupo de trabalho sobre o tema terá a função de debater os diferentes programas de PLR dentro das instituições financeiras e de propor um modelo de melhor distribuição. “Queremos assegurar que a distribuição da PLR seja mais justa e não beneficie somente os grandes cargos, mas todos os trabalhadores que tanto contribuem para os elevados lucros das financeiras”, ressalta Katlin Salles, diretora do Sindicato dos Bancário de Curitiba e região.

Para o secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Carlindo Dias (Abelha), a implantação das mesas temáticas são de grande importância para a valorização dos financiários. “Os trabalhadores estão espalhados por várias modalidades de emprego, trabalhando em lojas, concessionárias, no varejo como um todo, muitas vezes sem ter seus direitos reconhecidos. Esperamos que com os avanços das discussões nas mesas possamos corrigir estas distorções”, conclui dirigente.

Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores também reivindicaram que a Campanha Salarial 2016 cumpra sua data-base, que é 01 de junho. Em 2015, como em vários anos, a financeiras aguardam a finalização da campanha dos bancários para apresentarem suas propostas. As empresas também insistem em aplicar um índice diferenciado por financeira, mas os trabalhadores reafirmaram que não concordaram com a proposta, pois pode ampliar ainda mais a terceirização no setor.

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]