Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mães bancárias obtém redução de jornada para ampliar cuidados com filhos autistas

Vitória judicial foi conquistada através da assessoria jurídica do Sindicato

Duas mães trabalhadoras bancárias empregadas da Caixa obtiveram vitória em ação judicial de redução de jornada sem redução de salário, conquistada através da assessoria jurídica do Sindicato, para fazer prevalecer direitos de seus dependentes, diagnosticados com transtorno do espectro autista.

A Lei nº 12.764/2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que é considerada pessoa com deficiência (PCD) para todos os efeitos legais.

“A criança com Transtorno do Espectro Autista (autismo) necessita de cuidados especiais, intensivos e contínuos, sendo essencial o acompanhamento próximo e habitual dos responsáveis, nesses casos específicos a mãe, nos tratamentos especializados e consultas, para melhor desenvolver suas potencialidades. A conquista desta ação é muito importante, pois a redução da carga horária irá possibilitar à mãe o tempo necessário aos cuidados do filho”, comemora Patricia Carbonal, diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato.

A possibilidade de redução de jornada para as tutoras é reconhecida pela Lei nº 13.370/2016, que garante o direito à necessidade de tutela especial da criança com deficiência, e também pelo Regime Jurídico Único dos Servidores da União (Lei nº 8.112/1990, art. 98, par. 2º e 3º), que assegura o cumprimento de jornada de trabalho reduzida para o servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência.

“O Sindicato e sua assessoria jurídica conquistaram duas importantes decisões para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa decisão representa uma relevante conquista em prol destas trabalhadoras, por isso, ressaltamos a importância de todos procurarem o Sindicato para resguardar e fazer valer seus direitos”, afirma Ana Fideli, diretora da Secretaria Jurídica do Sindicato.

#SindicatoNasRedes
Facebook
www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

2 Comments

  • Poli
    Posted 30 de junho de 2022 at 13:05

    Mas elas trabalhavam 6 ou 8 hrs?

    • Post Author
      Paula Zarth
      Posted 30 de junho de 2022 at 13:18

      Uma delas trabalhava 8h e a redução foi 50%; a que trabalhava 6h teve 2h de redução; a avaliação é caso a caso.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]