Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Movimentos pedem que Lula mantenha Copel como empresa pública

Governador Ratinho Júnior quer privatizar estatal de energia do Paraná

Os movimentos sociais que compõem o Fórum Popular em Defesa da Copel enviaram ao Presidente Lula um documento no qual pedem a manutenção da estatal de energia do Paraná como empresa pública do povo paranaense. O ofício é mais um capítulo na luta contra o projeto do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de privatizar a empresa que é exemplo de gestão, geração e inovação tecnológica.

Segundo os signatários do documento a modelagem utilizada para venda da Companhia Paranaense de Energia é a mesma adotada para a privatização da Eletrobrás, limitando acionistas. No caso da Copel, em específico, o BNDES terá evidentes prejuízos para exercer seu pleno poder de voto. “O mesmo motivo suscitou a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7385, impetrada por esta Presidência da República, via Advocacia Geral da União”, diz trecho do ofício.

Para o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, a intensa mobilização pela manutenção da Copel como empresa pública é fundamental para o Estado. “Estamos falando de uma empresa que é exemplo em todas as suas áreas de atuação, que tem uma função estratégica que é a geração de energia e ainda cumpre e pode cumprir ainda mais papéis sociais no desenvolvimento do nosso Paraná”, destacou.

Os movimentos sociais ainda denunciaram o fato de que as medidas que pretendem abrir caminho para a privatização da companhia acontecem em tempo recorde. Isso porque, segundo o elencado no documento, os membros indicados para o Conselho de Administração da Companhia “têm interesse direto na venda da empresa”.  Entre os conflitos de interesse, inclusive, está o de acionista de gestora de capitais, fundada por ex-integrantes do banco BTG, envolvido na privatização da Eletrobras.

A tentativa de venda ainda viola o pacto federativo devido a interferência do Estado do Paraná em direito de propriedade da união, a supressão do debater parlamentar, de consulta pública e debate popular, além da contratação pela própria Copel de empresas como BTG, Itaú, Bradesco, Morgan Stanley ao custo de R$ 24 milhões, cuja atribuição é de responsabilidade exclusiva do acionista majoritário.

Retirada de pauta –  Na última segunda-feira, 10 de julho, O BNDES Participações (BNDESPAR), segundo maior acionista da Copel, com 23,97% das ações, solicitou à empresa que retire itens da pauta da Assembleia Geral, prevista para às 14h30 desta terça-feira (11).

Segundo o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), é uma sinalização positiva aos apelos paranaenses. “O pedido do BNDES de retirada de itens da pauta da Assembleia Geral sinaliza contrariedade à privatização da Copel porque envolve pontos que diluem o poder de voto tanto do governo do Paraná, maior acionista (31,07% de participação), pois o tiram do posto de acionista controlador, quanto do BNDESPAR”, explica.

Arilson Chiorato ainda disse esperar que o interesse público prevaleça nesse processo. “Esperamos que o governador Ratinho preserve o interesse público e atenda a exigência do BNDES, evitando conflito desnecessário e prejuízo ao Paraná e cancele esta assembleia. As medidas sugeridas pelo BNDES demonstram a temeridade do processo levado a cabo pelo governador”, destacou.

A comunicação feita pelo BNDES, por meio do seu presidente Aloízio Mercadante, ainda adianta que “o BNDESPAR, em seu posicionamento na assembleia geral dos acionistas, levará em consideração a natureza estratégica da companhia e o seu relevante papel para segurança energética do Brasil, bem como assegurará os direitos e interesses do BNDES como banco público, que financia e participa da empresa há mais de 30 anos”.

Fonte: CUT Paraná

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]