Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Mulheres no BB não crescem porque escolhem não se arriscar”, discursa presidente do BB em visita ao Cenop

Por Tereza Batista, mulher e trabalhadora

Em visita ao Cenop Palladium, o presidente do Banco do Brasil foi muito bem recebido pelos funcionários. Presentes, tanto o regalo quanto a presença de todos os colegas, não faltaram. Levou consigo uma acolhida que sequer é considerada habitual desse povo de Curitiba (sempre tão sério e fechado, não é mesmo!?), além de muitas selfies, muitos agradecimentos, realmente uma recepção “de primeira”.

Falou ao grupo lembrando das conquistas e, é claro, salientando os desafios futuros. É já esperado e compreensível que alguém com seu cargo concentre sua fala na estratégia da empresa e que busque inspirar e motivar seus funcionários. Mas é preciso que a sociedade entenda, de uma vez por todas, que inspiração e motivação, sem oportunidades reais, sem um “lugar ao sol”, sem que se considere as particularidades de cada grupo social dentro das atribuições que a própria sociedade lhes impõe, não passam de um engodo.

Ser mulher numa sociedade com forte machismo estrutural é um desafio diário. Várias são as companheiras na função de mãe solo e, mesmo aquelas que contam com um companheiro que, de fato, assume a posição de pai, são cobradas por essa estrutura patriarcal para serem a base principal de apoio e educação dos filhos.

Mudar de cidade envolve muito mais que vontade e garra, trata-se de abrir mão da rede de apoio que a mulher cria na comunidade em que vive, principalmente com familiares e amigos de longa data. Mas, para o presidente do banco, o que barra as mulheres de assumirem mais cargos de chefia no BB é o fato de elas “não arriscarem” e não se disporem à “mobilidade” necessária para tal.

Nas palavras dele, “não adianta falar em liderança feminina se quando vou olhar a concorrência para determinados lugares não há nomes de mulheres (…) vocês precisam arriscar, o banco dá oportunidade de mobilidade (…) é preciso que vocês se candidatem, senão vão ficar aglomeradas nas capitais”.

A simplificação e a negação de uma estrutura opressora são ferramentas historicamente utilizadas para manter o status quo e justificar a desigualdade social. Cria-se uma “regra” para ascensão que já se sabe de antemão que vai excluir certos indivíduos do páreo. Ninguém é ingênuo o suficiente para não perceber que é, sim, muito mais difícil para as mulheres se disponibilizarem a cargos que continuem exigindo que elas façam uma escolha entre carreira e família. E, convenhamos, se as mulheres fizessem essa escolha, corressem mais esse “risco” a que ele alude, a humanidade enfrentaria problemas ainda mais graves de demografia e de formação de cidadãos adequados ao mundo.

Um após outro, presidentes dessa empresa que é tão cara para nós, para a qual dedicamos diariamente nosso tempo e o melhor de nós, colocam-se como líderes na posição de guias, de paradigmas. Como podemos esperar que nossa sociedade evolua, que as crianças tenham a formação e o acompanhamento parental e social necessário para se tornarem cidadãos responsáveis e saudáveis física e psicologicamente, se pessoas com tamanho poder e influência na sociedade continuam repetindo esse discurso sexista que transmite a culpa às vítimas!?

Raríssimas são as mulheres que realmente têm condições de mudar de cidade, de “se arriscar”, porque o trabalho de cuidado de filhos e idosos ainda recai sobre elas, sobre nós. Simplesmente negar isso, desconsiderar o que é uma realidade inegável, não é a atitude que se espera de um líder.

E, para fechar o momento “jogando a cenoura na frente”, o presidente afirmou, depois do já gasto discurso meritocrático que joga todo o peso do resultado do banco na simples “vontade” e “boa auto-estima” dos funcionários, que a PLR será paga no dia seguinte à assinatura do acordo coletivo, dando inclusive uma previsão de data fixa para isso.

Mas os colegas sabem muito bem que a assinatura do acordo depende, mais do que qualquer coisa, de o banco ser razoável e atender às demandas mais do que justas da classe, relacionadas à remuneração condizente com esse belo trabalho que ele tanto elogiou e à melhoria nas condições de trabalho. Ou seja, mais um discurso que começa com agradecimento, mas que, em síntese, quer que os funcionários assumam todo o ônus do processo produtivo, até mesmo as condições adversas e dificuldades a que são expostos diariamente.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]