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ONG curitibana lança manual inédito para professores

No dia 28 de junho, dia internacional do orgulho de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT), o Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC) lança, durante um seminário no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, o guia “Educando para a Diversidade: Como discutir homossexualidade na escola?”.

O manual foi preparado especialmente para profissionais de educação, considerados fundamentais para a redução da discriminação e da homofobia dentro das escolas.

O Seminário, assim como o Guia, são atividades do projeto “Educando para a diversidade”, desenvolvido pelo Cepac e um dos 15 aprovados nacionalmente dentro do Programa Brasil Sem Homofobia, do Ministério da Educação.

Entre maio e junho, as oficinas previstas no projeto capacitaram 122 educadores para tratar da homossexualidade nas escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. Durante o evento do dia 28 de junho, será entregue aos professores participantes os diplomas de conclusão de curso e exemplares do guia.

O manual é resultado do esforço de diversas instituições e profissionais que, convidados e reunidos pelo Cepac, somaram conhecimento, adaptaram documentos, leis, informações, dicas de atividades, exemplos e soluções para diversas situações que ocorrem no ambiente escolar.

A proposta principal foi elaborar um material de apoio direcionado à realidade escolar e do professor, com linguagem dinâmica e capaz de auxiliar a reflexão e a construção do respeito à diversidade. Representa mais um subsí­dio para o trabalho desenvolvido pelos educadores, abordando temas como a homossexualidade, violência, adolescência, papéis de gênero, entre outros.

Artigos e trechos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Programa Nacional de Direitos Humanos, do Programa Brasil Sem Homofobia, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais serviram como base para elaboração do material.

Homofobia: uma realidade a ser enfrentada na educação
O investimento feito pelo Ministério da Educação – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/SECAD) na área especí­fica de capacitação para lidar com o tema da homossexualidade na escola é uma resposta aos achados da pesquisa “Juventude e Sexualidade”, publicada pela Unesco em 2004.

A pesquisa foi realizada em 241 escolas públicas e privadas em 14 capitais brasileiras, com 16.422 estudantes, 4.532 pais e mães de estudantes e 3.099 professores.

Entre outros resultados, a pesquisa revelou que 60% dos profissionais de educação entrevistados não têm conhecimento suficiente para tratar do assunto em sala de aula, e 40% dos adolescentes não gostariam de ter um homossexual como colega de classe. As páginas 277 a 304 da pesquisa se referem especificamente à questão da homossexualidade.

A pesquisa pode ser consultada pelo site: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133977por.pdf

Parcerias
Centro Universitário Positivo (UnicenP), Ciranda – Central de Notí­cias dos Direitos da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar de Curitiba – Regional Matriz, Grupo Dignidade – Pela Cidadania de Gays, Lésbicas, Transexuais e Travestis, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC), Secretaria Mu­nicipal da Educação de Curitiba, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor de Educação e Universidade Tuiuti do Paraná além da colaboração voluntária de 32 especialistas de organizações governamentais e não-governamentais de Curitiba e de outras cidades do País.

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