Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quer interromper sua carreira? Venha para a CRBB

Sindicato dos Bancários de Pernambuco divulga a triste realidade dos funcionários do Banco do Brasil que trabalham nas Centrais de Relacionamento. Em Recife ou São José dos Pinhais, BB impede avanço de carreira. “Continua sendo um dos graves problemas em quaisquer das CRBB, as pessoas estão sendo impedidas de seguir sua carreira no banco. O BB fala tanto, almeja tanto, e na verdade não ajuda as pessoas a seguirem carreira. Em 2012 conquistamos a trava de um ano exclusivamente para os atendentes justamente por ser um trabalho desgastante”, afirma Alessandro Garcia, o Vovô, dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região.

No dia 10 de agosto, o Sindicato esteve apoiando os trabalhadores da CRBB São José dos Pinhais, que paralisaram as atividades num Dia Nacional de Lutas, mas desde então nada mudou na realidade dos atendentes.

Confira abaixo matéria publicada sobre a CRBB Recife, pelo Sindicato de Pernambuco:

Quer interromper sua carreira? Venha para a CRBB Recife
“Nada é tão ruim, que não possa piorar”. O ditado popular parece ter sido talhado sob medida para a Central de Relacionamentos do Banco do Brasil (CRBB), no Recife, de acordo com as denúncias apresentadas pelos funcionários do setor ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco. 
Se já não bastasse as inúmeras denúncias de assédio moral no local de trabalho, que geram aumento de casos de adoecimentos físicos e mentais entre os bancários, agora, os funcionários estão impedidos de ascender profissionalmente. “Recebemos relatos de diversos bancários que foram aprovados em processos seletivos internos, rigorosos em análise de currículo e entrevistas, que foram impedidos de tomar posse nos cargos para os quais foram aprovados, sempre com a alegação de vacância de quadro no prefixo de origem (CRBB Recife), o chamado ‘claro de funcionário'”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Para o Sindicato dos Bancários de Pernambuco a prática do banco prejudica os funcionários que não têm culpa ou ingerência sobre a situação. O “claro de funcionário” a que a gestão da CRBB se refere é decorrente do não preenchimento de vagas no setor, esse fato é tanto por conta das pessoas que pediram descomissionamento para ir embora, quanto da não contratação de novos funcionários, e ainda o acúmulo de função para todos.
“Isso vem favorecendo a animosidade entre os atendentes, causando excesso de trabalho e adoecimento entre os colegas acometidos pelo elevado estresse. Ao que parece, as correntes que aprisionavam os escravos e foram quebradas com a abolição, foram emendadas, restauradas e renomeadas na CRBB Recife”, critica o dirigente de base funcionário do BB, Pablo Marinho.
A inusitada e constrangedora situação, já inspirou alguns trabalhadores a apelidar a CRBB Recife de ” Caverna do Dragão” em alusão a um clássico dos anos 80, onde jovens são transportados para outra dimensão e nunca conseguem retornar aos seus lares de origem.
“O Sindicato dos Bancários de Pernambuco pede a nomeação de novos colegas aprovados em concurso diretamente para a CRBB, e que seja apurado, junto à diretoria do banco, o real motivo da ação para desestimular os colegas a ascenderem profissionalmente”, conclui a representante do Nordeste na CEBB, Sandra Trajano.

 

Fonte: SEEC-PE

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]