Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Romaria do trabalhador marca 1º de maio no PR

Trabalhadores e trabalhadoras de Curitiba e Região Metropolitana relembraram o dia 1º de Maio com uma caminhada de quase dois quilômetros. Cerca de 500 pessoas participaram da Romaria do Trabalhador, na Barreirinha, em Curitiba.

A caminhada, que este ano teve como lema o “O futuro do trabalho a nós pertence”, começou às 10h, saindo da Paróquia Santa Gema Galgani, percorrendo a avenida Anita Garibaldi até o terminal de ônibus da Barreirinha. Durante o percurso os participantes fizeram duas paradas, para assistir a apresentação de um teatro sobre a questão do desemprego e ouvir o Presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa, que falou da importância do Salário Mínimo.

Segundo o Padre Jaime Schmitz, integrante da Coordenação das Pastoriais Sociais da Arquediocese de Curitiba, a idéia da romaria é unir os trabalhadores desempregados, empregados, movimentos sociais e pastoriais sociais para relembrar a memória de luta dos trabalhadores. “Este é um dia de reflexão e luta, para exigir condições de vida mais digna ao povo brasileiro”, disse.

A trabalhadora Anita de Castro Alves, 61 anos, conta que participou da romaria porque seu filho e sua nora estão desempregados. “Quantas pessoas estão sem trabalho e não tem o que comer. Todos precisam ter alimento e o direito a um emprego”, desabafa.

Durante a romaria houve momentos de reflexão sobre as transformações no mundo do trabalho, desemprego, reforma trabalhista e flexibilização das relações de trabalho. A caminhada foi encerrada com a partinha e bênção dos pães de padarias comunitárias de Curitiba.

O Dia do Trabalhador relembra a greve pela redução da jornada de trabalho que aconteceu no dia 1º de maio de 1886, há 120 anos. Quando nove grevistas foram assassinados pela polícia por exigir redução da jornada de trabalho para 8 horas, em Milwaukee, perto de Nova Iorque, no Estados Unidos.

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]