Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seminário de Comunicação: Abertura destaca importância da comunicação dos trabalhadores

Começou na noite desta segunda-feira, 24 de abril, o Seminário de Comunicação “20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores”. O evento está sendo realizado no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, até o dia 28 de abril, com mesas às 16h00 e 19h00. Seu objetivo é debater com profissionais de comunicação, sindicalistas, professores de universidades, estudantes e demais interessados como construir uma comunicação progressista e que atenda aos interesses da classe trabalhadora.

📌 Clique aqui e confira a programação completa.

A mesa de abertura contou com a participação de dirigentes sindicais, representantes de diversas entidades, organizações e mandatos políticos. Compuseram a mesa a jornalista Cláudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), o jornalista Pedro Carrano, do Brasil de Fato Paraná (BdF-PR), e a dirigente sindical Ana Paula Busato, secretária de Comunicação do Sindicato. Já a mediação ficou por conta dos jornalistas Frédi Vasconcelos e Ana Carolina Caldas, também do BdF-PR.

Confira a transmissão do primeiro dia do evento:

Cláudia Santiago iniciou sua fala relembrando que a ligação entre o Núcleo Piratininga de Comunicação e o Brasil de Fato, que em 2023 completa 20 anos de existência, sempre foi e continua sendo muito forte. Ela também destacou a importância de debater e investir em comunicação: “Nós entendemos que só há uma alternativa: investir, com todos os nossos meios e forças, na comunicação de esquerda, popular e dos trabalhadores. Pois é a nossa comunicação que pode garantir que a disputa de narrativas se dê em todos os espaços, para além dos muros dos Sindicatos, nas cidades, nos bairros e em cada quebrada”, afirmou. “Nossa missão é fazer com que a nossa comunicação seja amada, desejada e sustentada por cada um e cada uma que nos leem, ouvem ou assistem!”, concluiu.

A bancária e dirigente sindical Ana Paula Busato, que contribuiu com a organização do Seminário de Comunicação, deu as boas-vindas a todas e todos e colocou o Sindicato sempre à disposição para a construção de parcerias que contribuem com o avanço dos direitos dos trabalhadores. “O Sindicato, assim como a nossa Federação, entende a comunicação como ferramenta primordial para a organização da classe trabalhadora e como peça central na disputa da luta de classes”, afirmou. “E sabemos também que movimentos em rede, como este que estamos realizando aqui, são importantíssimos e fortalecem toda a classe trabalhadora!”, acrescentou.

Na sua fala, o jornalista Pedro Carrano relembrou o pioneirismo do NPC em, no passado, afirmar que era necessário que a esquerda se organizasse e constituísse um veículo de comunicação próprio, que unificasse as estruturas dos Sindicatos, entidades e organizações e fizesse a disputa de ideias, a partir do ponto de vista dos trabalhadores e do projeto democrático-popular. “Eu acredito que tudo aquilo que Vito Gianotti e Cláudia Santiago vinham dizendo, de alguma maneira, está na concepção do Brasil de Fato, pois essa ideia de ter uma comunicação que também está ligada à organização da classe trabalhadora é fundamental”, resumiu. “É a luta dos trabalhadores, no local de moradia e no local de trabalho, que é absolutamente invisível na mídia empresarial, que dá sentido à nossa existência!”, concluiu.

Participaram ainda da mesa de abertura as vereadoras Professora Josete e Giorgia Prates (Mandata Preta), o deputado estadual Professor Lemos, além de representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, da Fetec-CUT-PR, da CUT Paraná, da APP Sindicato, do Brasil de Fato Nacional, da Terra de Direitos, da Frentex, do MST Paraná e da Consulta Popular.

📌 Seminário de Comunicação | 20 anos do Brasil de Fato e a comunicação dos trabalhadores
Data: de 24 a 28 de abril
Horário: mesas às 16h00 e às 19h00
Local: Espaço Cultural e Esportivo
(Rua Piquiri, 380 – Rebouças)

(Foto: Vanda Moraes/Brasil de Fato Paraná)

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]