Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato apresenta demandas de trabalhadores à Fomento Paraná

Estão pendentes questões do ACT, de PLR, plano de saúde e outros pontos priorizados em consulta realizada com empregados.

Em reunião com a direção da Fomento Paraná realizada no dia 20 de outubro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região apresentou a pauta de demandas dos trabalhadores e solicitou agilidade nos trâmites internos para os encaminhamentos a partir das negociações. Os dirigentes reafirmaram a importância da valorização da mesa de negociação, mas frisaram que ela não pode ser, por parte da empresa, uma trava que impeça o avanço em direitos para os funcionários. Durante a reunião, foram tratados os seguintes pontos:

PLR

O Sindicato destacou que a fórmula do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) precisa ser apresentada aos trabalhadores antes do resultado, para que não haja demora no pagamento em relação ao prazo do que foi acordado. A PLR de 2021 está com o CCEE desde 18/08/2022 e sem sinais de movimentação.

A empresa afirmou que irá tratar com o secretário executivo ainda nesta semana (entre 24 e 28 de outubro, em data a ser estabelecida), reafirmando que o cálculo continua exatamente o mesmo já aprovado para o ano de 2020. Para a PLR de 2022, a direção da Fomento se comprometeu a enviar os cálculos para o CCEE dar o parecer antes de enviar para o Sindicato e os funcionários, uma vez que ele também está de acordo com o de anos anteriores já aprovados. Para a PLR 2023, foi firmado o compromisso de trabalhar nos dados o mais antecipadamente possível, de preferência até final de fevereiro, para que se antecipe a gestão e operacionalização dos resultados a serem alcançados.

“A demora acarreta perdas pela desvalorização do dinheiro, uma vez que a inflação está beirando os 10% e o atraso do pagamento não se dá por inanição nem dos trabalhadores, tampouco da Asseaf e Sindicato”, explica Giulliano Fedalto, presidente da Associação dos Empregados da Fomento (Asseaf).

ACT

Após pesquisa feita com os trabalhadores da Fomento, foram levantadas as demandas para serem apresentadas à diretoria da empresa, sendo que os principais pontos serão discutidos conforme abaixo:

1) Reajuste: solicitada a aplicação na renovação de 100% dos índices da CCT dos bancários.

2) Plano de Saúde: manutenção do formato do plano atual 10, 20, 30 na parcela, conforme 95,6% dos funcionários apontam no resultada da consulta.

3) Criação de um comitê para tratar dos demais pontos de melhorias que a consulta apresenta, tal como plano de benefícios, teletrabalho e auxílios farmácia e odontológico.

PCCS

Para evitar perdas aos trabalhadores com a mudança de plano imposta de forma unilateral pela Fomento Paraná, o Sindicato entrou com ação na Justiça que determinou a manutenção do plano antigo, aplicando o novo somente para as novas contratações pós-sentença. Na reunião com a Fomento, o Sindicato solicitou informações dos anos anteriores, que devem ser apresentadas nos próximos dias.

Consulta 

Os demais pontos da consulta serão tratados pela comissão que será formada com intuito de buscar melhorias das condições de trabalho, como se mostrou necessário em seu resultado. Coube ainda ao Sindicato esclarecer que não levará minuta ou qualquer proposta para deliberação sem que o CCEE tenha apresentado seu parecer.

“Enquanto entidade que representa os trabalhadores, reafirmamos nossa abertura ao diálogo permanente e nosso completo respeito à mesa de negociação. A negociação é sempre a nossa primeira opção! Porém, a mesa não pode ser, por parte da Fomento, uma trava que impeça o avanço em direitos para os funcionários. Assim como o Sindicato irá tomar as medidas cabíveis quando a negociação não avançar!”, afirma Antônio Fermino, presidente do Sindicato.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]