A manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, foi marcada por um forte sentimento de vitória e satisfação para cinco bancários da Caixa Econômica Federal e também para o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. Os trabalhadores, com função de técnico social, foram os primeiros a receber o pagamento da ação de substituição processual que postula a sétima e oitava horas como extras.
“Esta é uma bela vitória dos trabalhadores, todos eles ainda em exercício de suas funções, que prova que é possível que os bancários sejam compensados pelas injustiças cometidas pela empresa. Além disso, o Sindicato também se sente satisfeito por cumprir o seu papel, reafirmando o compromisso de atuar sempre na defesa da classe trabalhadora”, avalia Sonia Boz, dirigente sindical e bancária na Caixa.
Demais funções – O Sindicato, representando os bancários da Caixa, ingressou com as ações de substituição processual que exigem o pagamento das sétima e oitava hora como extras em 2005, retroativa a 5 anos. Além de técnicos sociais, também estão contempladas as funções de técnico de fomento, analista, técnico de sistemas, auditor e auditor júnior.
Estas ações, ainda em julgamento, substituem todos os empregados que ocupam ou ocuparam os referidos cargos no período entre final de 1999 e início de 2000 (dependendo da ação) em diante, mesmo que não estejam mais na função ou que hoje estejam lotados em outra cidade. Para ter direito basta que tenha exercido o cargo em Curitiba dentro do período mencionado.